Espaço Família | O nosso 1º Filho

Cuidados Pós- Parto

10 de Abril de 2014

Cuidados no pós-parto

Após o momento do parto poderá sentir um alívio e felicidade imenso, sendo também este um período de intensas alterações, nomeadamente a nível da sua rotina diária, onde apareceu mais uma pequena pessoa com quem partilhar o seu espaço e o do seu companheiro. É normal que se sinta ansiosa, insegura e com alterações repentinas de humor e disposição durante as primeiras semanas após o parto. Assim, para que estas mudanças sejam realizadas da forma mais harmoniosa é importante que tenha em atenção alguns aspectos.

Trabalho – Poderá realizar trabalhos ligeiros uma semana após o parto. Deverá evitar trabalhos pesados, nomeadamente levantamento de pesos, pelo menos durante as primeiras três semanas após o parto. É aconselhável que não volte ao emprego pelo menos durante as três primeiras semanas, sendo melhor para a sua saúde e podendo aproveitar os primeiros dias do seu bebé.

Descanso – Deverá planear pelo menos um período de descanso por dia e tentar uma boa noite de sono. Poderá descansar durante o dia enquanto o seu bebé está a dormir.

Cuidados com Episiotomia –  Uma episiotomia é uma incisão no períneo, área entre o ânus e a vagina, para alargar o espaço de saída para o bebé, quando aconselhável, para evitar que a sua pele rasgue durante o nascimento. Os médicos realizam este procedimento porque é mais doloroso a pele rasgar e a cicatrização é mais lenta do que um corte cirúrgico que depois é suturado. Na maioria das mulheres, a cicatrização processa-se sem complicações, pudendo levar várias semanas. Os pontos da sutura não necessitam de ser estraídos porque o seu corpo os absorverá.

Normalmente a dor da episiotomia melhora diariamente. Assim, imediatamente após o parto existe um edema, sendo recomendado o uso de gelo para que exista uma diminuição do mesmo. Deverá colocar gelo durante 10 a 15 minutos de 4 em 4 horas. Deverá também lavara os seus genitais várias vezes ao dia, trocar as toalhas sanitárias com frequência e manter a área em redor das suturas limpa e seca, o que inclui usar roupa interior de algodão  Muitas mulheres referem que se sentem mais confortáveis se apertarem os glúteos, aguentando a contracção quando se sentam. É importante manter o períneo seco. Os exercícios de Kegel deverão ser iniciados os mais rapidamente possível.

Para aliviar a dor e o incomodo poderá tomar um banho quente (mas nunca antes de 24 horas após o parto) e usar cremes ou sprays analgésicos. O uso de tampões, as relações sexuais, ou qualquer outro tipo de actividade que posso romper as suturas só deverão ser retomadas aproximadamente depois de um mês.

Cesariana – Se realizou uma cesariana tem de ter em atenção outros aspectos. Assim o nível de actividade deverá ser mantido baixo até o profissional de saúde responsável indicar o contrário. Isto inclui não levantar nada mais pesado do que o seu bebé e manter o tempo fora da cama no mínimo. O seu corrimento vaginal irá sofrer alterções sucessivas durante o tempo e poderá aumentar com a actividade e mudanças de posição. A sua cor passará com o tempo para um vermelho escuro ou rosada e posteriormente para uma cor amarelada ou clara. Verifique a sua cicatriz periodicamente e contacte um profissional de saúde se houver alterações estranhas.

Higiene – Os cuidados de higiene pós-parto são importantes para o seu bem-estar e para acelerar a cicatrização do períneo . Deverá continuar a aplicar qualquer creme que tenha sido receitado para a área perineal. É importante tomar banho diário, manter limpa a zona genital limpar o períneo da frente para trás e mudar com muita frequência (de quatro em quatro horas) os pensos higiénicos. Os pontos perineais deverão ser absorvidos dentro de dez dias.

Relações Sexuais –  o coito é seguro assim que a cicatriz da episiotomia estiver sarada (normalmente na primeira semana após o nascimento). As células vaginais poderão estar ainda frágeis devido aos desequilíbrios hormonais que ocorreram durante a gravidez, podendo não ter voltado completamente ao normal. A utilização de uma espuma contraceptiva ou um gel lubrificante aumentará o conforto.

Tracto urinário – Após o parto pode sentir alguma dificuldade em esvaziar a bexiga e sentir ardor quando urina. Esta sensação de ardor é devida à sensibilidade da vagina e será passageira. Algumas mulheres podem ter dificuldade em sentir quando têm necessidade de urinar, porque a bexiga está dormente devido ao parto. Felizmente a sensação normal volta rapidamente. Dar à luz afecta toda a área que rodeia o útero. Quer tenha tido um parto vaginal ou não, o seu tracto urinário foi apertado pelo seu bebé durante os últimos meses de gravidez. Se teve um parto vaginal, o colo do útero dilatou-se por completo. Isto torna-a mais vulnerável a infecções.

Sofia Homem

Especializada em exercício e saúde

Coordenadora Healthy Mommy

HM - logo peq