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Nutrição

13 de Agosto de 2014

CUIDADOS NA GRAVIDEZ NO VERÃO

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Associamos o verão a calor, temperaturas elevadas, sol, praia, dias grandes e pessoas mais felizes.

Como já vos contei, tenho algumas amigas grávidas e não foi animador vê-las falar do calor que finalmente chegou. Senti que tudo o que descrevi em cima, e que para mim é sinónimo de Verão, para elas é o oposto. Para elas está a ser dificil e por vezes sentem-se num pequeno filme de terror.

O calor parece aumentar ainda mais os incómodos normais de uma gravidez sendo que a maior queixa é o suor, pés e pernas inchados.

Sabemos que as mulheres grávidas são mais sensíveis ao calor e a tudo o que o calor implica.

Dores, inchaços, aumento de peso, tensão baixa… e muitas vezes o não saberem como lidar com estes problemas faz com que acabem por adotar uma postura errada e por piorar ainda mais a situação.

Então, o que podem fazer para melhorar todos estes desconfortos e aproveitar o Verão mesmo estando em estado de graça?

Queridas futuras mamãs, usem roupas adequadas ao vosso estado. É normal que por vezes se cansem de usar sempre as mesmas coisas como vestidos largos e macacões e que tenham saudades das vossas roupas de sempre, mas lembrem-se que hoje em dia é possivel andarem giríssimas e confortáveis e a preços bem “simpáticos”.

Abusem dos vestidos, saias, calças largas, túnicas. Quanto mais frescas forem as vossas roupas menos calor sentirão.

Mas tenham cuidado com o sol. Se fizer exercicio ao ar livre, tenha em atenção os horários. Tente fazer exercicio logo pela manhã ou então ao final da tarde, quando o calor está menos intenso.

Ao primeiro sinal de fadiga ou fraqueza procure um lugar com sombra e beba àgua. A àgua é a sua melhor amiga neste tempo quente. Não deixe de beber àgua. Beba pelo menos 1,5L por dia.

Não gosta de água? Ou insiste em resistir-lhe… eis 10 boas razões para fazer da água um aliado:

– Hidrata o nosso organismo

– Ajuda a prevenir estrias e celulite

– Fortalece o cabelo e hidrata a pele

– Regula a nossa temperatura corporal

– Ajuda a prevenir doenças na boca

– Facilita a digestão

– Ajuda a combater a acne

– Facilita o transporte de nutrientes no corpo

– Ajuda a emagrecer (embora neste caso seja mais no sentido do controlo ponderal)

– Melhora o funcionamento dos rins (evita o risco de cálculos renais)

– Melhora o funcionamento intestinal (ajuda a combater a obstipação)

Convencida? Espero, por si e pela saúde do seu bebe, que sim.

Se estiver mesmo muito calor, opte por não sair de casa. E use sempre um bom protetor solar para proteger a sua pele e a sua barriguinha! O protetor solar nestes dias será um dos seus melhores amigos.

Quanto à alimentação, de forma instintiva acabamos por comer alimentos mais frescos e naturais como frutos, sumos e legumes. Ao escolhermos uma alimentaçao mais leve e saudável o calor parece que diminui. Evite sobretudo ficar longos períodos sem comer para evitar que a tensão baixe e para evitar desmaios. E mais uma vez, não se esqueça de beber muita àgua. (Este aviso nunca é demais!)

Quanto aos inchaços, para evitar que estes apareçam, diminua o consumo de sódio (sal), faça caminhadas (nas condições sugeridas), aumente a ingestão de líquidos e tente manter as pernas elevadas durante a noite. Se necessário, fale com o seu médico e peça-lhe que lhe indique umas meias de compressão. Habitue-se a sentar com as pernas retas num ângulo de 90 graus (evite cruzar as pernas) e quando se cansar estique as pernas no sofá.

Se seguir todas estas dicas dificilmente o calor será um incómodo.

Mas se tiver alguma dúvida consulte o seu médico.

E aproveite o Verão porque nesta altura todos andamos mais felizes e convenhamos o seu estado é chamado de graça por algum motivo.

Dra. Iara Rodrigues

Nutricionista