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Nutrição

21 de Abril de 2013

Cortar nas gorduras sim ou não?

A M. está a ficar gordinha… quero que se mantenha saudável e acho que vou começar a cortar nas gorduras. Na minha próxima consulta com a nutricionista vou-lhe perguntar o que acha.

Este é um grande mito da nutrição. A redução das gorduras da dieta por si só NÃO irá ajudar o seu filho a ser magro e saudável.

Existem diversos tipos de gordura, sendo a mais saudável aquela presente no azeite, peixe gordo, frutos secos (por exemplo: nozes, avelãs, amêndoas, etc.) e algumas margarinas para barrar.

A gordura deve ser consumida com moderação para não causar obesidade e outras doenças, mas não deve ser eliminada da alimentação, já que tem diversos efeitos benéficos na saúde, como por exemplo:

•    Contribuir para o correto crescimento e desenvolvimento de crianças de adolescentes;
•    Ser a principal fonte de algumas vitaminas (A, D, E e K);
•    Melhorar o funcionamento da vesícula biliar e melhoram o trânsito intestinal;
•    Ter uma grande capacidade de reduzir o apetite.

A gordura é uma parte essencial de uma alimentação saudável!
Estas são algumas das dicas que a Ordem dos Nutricionistas, a Associação Portuguesa dos Nutricionistas e eu lhe damos para esclarecer essas e outras dúvidas que possam surgir.

Dr.ª Iara Rodrigues
Nutricionista