Espaço Família | Estamos Grávidos

Finanças

26 de Janeiro de 2017

Contas a fazer com a chegada do primeiro filho

 

A notícia da chegada de um filho é sempre motivo de alegria e, tratando-se do primeiro, pode vir acompanhada de alguns medos e incertezas. Afinal de contas, trata-se de uma outra vida completamente dependente e cheia de exigências. Biberões, fraldas, chupetas, roupa… há tanto para comprar que parece impossível poupar. Mas, com o devido orçamento e planeamento, não é. Por isso, o ComparaJá.pt reuniu num infográfico os custos com os quais os papás de primeira viagem deverão contar.

O primeiro passo é mentalizar-se de que muitas coisas que lhe irão querer vender parecer-lhe-ão extremamente úteis quando, na verdade, não o são. Há muitas coisas que podem até ser interessantes, mas não são necessárias. Por isso, defina de antemão quanto poderá gastar e mantenha-se fiel ao orçamento, focando-se apenas naquilo que o seu bebé precisa.

Se lhe parecer tudo demasiado irresistível, lembre-se de que grande parte do que comprar deixará de ser útil numa questão de poucos meses. Os bebés crescem rapidamente e as suas necessidades vão mudando, pelo que irá ter de investir constantemente em novos bens, adaptados a cada nova fase do seu filho. Se tiver oportunidade de beneficiar de saldos e promoções, e se neste momento o seu orçamento lho permitir, aproveite para antecipar algumas destas compras.

Finalmente, certifique-se também de que consegue manter algum dinheiro de parte para eventuais imprevistos ao longo do caminho.

PT_IG_Primeirofilho

Um artigo

ba-logo-vertical

 

Facebook-300X300-PT