Atualidade

8 de Março de 2015

Conheça a história do Dia da Mulher

É do conhecimento geral que o Dia Internacional da Mulher se comemora a 8 de março. Mas sabe as razões para se assinalar este dia?

Diz a história que no dia 8 de março de 1857 as operárias de uma fábrica têxtil de Nova Iorque, nos Estados Unidos, fizeram greve para reivindicar melhores condições de trabalho e salários iguais aos dos homens. As mulheres chegavam a receber um terço do salário dos homens que executavam o mesmo trabalho.

Mas a manifestação que tinha como objetivo fechar a fábrica acabou por correr mal. A violência contra as grevistas foi de tal ordem que as mulheres foram trancadas dentro da fábrica e esta foi incendiada. No fim, 130 mulheres morreram carbonizadas nesse dia

Em 1975, a Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu que, em homenagem a estas mulheres, o dia 8 de março passaria a ser o Dia Internacional da Mulher, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas do sexo feminino. Mas o objetivo da data não é só comemorar: é também discutir o papel da mulher na sociedade atual, através de conferências ou debates.

Fonte | FlashVidas