Espaço Família | Vem aí um irmão

Vida ao Ar Livre

13 de Novembro de 2013

Conexão com a natureza na infância

O dia-a-dia das famílias é cada vez mais exigente refletindo-se nas relações familiares e atividades escolhidas para as crianças. As brincadeiras de grupo ao ar livre e os jogos tradicionais que marcaram as gerações passadas foram trocados por jogos eletrónicos e pela televisão. Os triciclos e bicicletas são agora substituídos por comandos de playstation.

g13
Estas atividades são geralmente realizadas individualmente, contribuindo para o enfraquecimento da comunicação e o isolamento entre os diferentes membros do seio familiar.
O contato das crianças com o meio natural diminuiu drasticamente numa única geração como consequência da concentração das populações nos centros urbanos, da insegurança e do modelo de educação institucionalizado. Torna-se urgente contrariar este fato e devolver aos nossos filhos a conexão natural com o meio ambiente.
Segundo um artigo do “The Guardian” quatro em cada cinco crianças dos 8 aos 12 anos residentes no Reino Unido não têm ligação à natureza. A ausência de atividades outdoor não é saudável, diminui a criatividade, e provoca o desconhecimento de espécies comuns, originando adultos sem preocupação e respeito pelo ambiente que os rodeia.
Felizmente, é cada vez maior o leque de atividades ao ar livre para famílias. O planeamento antecipado do fim-de-semana pode facilitar a participação nas mesmas e reforçar os laços familiares.

Elisabete Cortegano

Quinta da Ponte - Novembro