Espaço Família | Como Cresceram

Internet & Tecnologia

18 de Fevereiro de 2014

Como proteger os seus filhos de predadores?

18.02.2014 - 14fev - A

Ainda que a Internet não tenha criado predadores sexuais, aumentou significativamente as oportunidades para estes conhecerem e contactarem com vítimas reduzindo o risco de deteção, seja através de salas de chat, fóruns ou troca de mensagens no telemóvel. Muitos destes predadores recorrem ao aliciamento de menores através de prendas, elogios e/ou atenção, ganhando a confiança do jovem e aumentando as possibilidades deste ceder a um encontro pessoal.
Proteja os seus filhos ensinando-os a que NUNCA devem encontrar-se pessoalmente com alguém que conheceram online sem o seu conhecimento e permissão, bem como a evitar falar sobre sexo com contactos online. Para além disso, acompanhe as atividades do seu filho online e com quem este costuma comunicar. Aprenda a confiar no seu filho, mas não hesite em perguntar-lhe questões, quando este agir de forma suspeita. Explique ao seu filho que nunca deve ceder informações pessoais e dos familiares. Conheça e aprove as fotos e vídeos do seu filho antes de este as poder colocar online.
Aprenda a debater estas questões com o seu filho. Algumas formas de iniciar uma conversa sobre a segurança online poderão começar com algumas destas questões:
O que sabes sobre predadores sexuais?
Já te encontraste com alguém que tivesses conhecido online?
O que farias se alguém te pedisse para se encontrarem pessoalmente?
Já alguém teve conversas contigo impróprias ou sobre assuntos de foro sexual?
O que achas que alguém poderia fazer para ganhar a tua confiança, na Internet? Quais seriam os riscos se confiasses nele?
Porque achas que é importante falares comigo/com um adulto, quando alguém na Internet te deixa desconfortável?

Estas são algumas sugestões. É importante demonstrar-se aberto às respostas do seu filho e garantir que ele pode confiar em si, tal como confia nele. Se tiver dúvidas ou quiser saber mais sobre o que fazer nestes casos, contacte a nossa linha ajuda (saiba como em http://www.internetsegura.pt/linha-ajuda/como-contactar).

 

Mais informações:

logo_internet_segura