Espaço Família | Como Cresceram

Atividades

12 de Agosto de 2014

Como organizar o ambiente de estudo do seu filho em casa

organizacao

* Uma escrivaninha só para a criança aguça a imaginação e deixa o momento da lição de casa muito mais prazeroso. Mais uma vez, tudo deve ser feito de modo a que a criança consiga alcançar o que precisa. Para ficar mais fácil de visualizar a melhor altura, sente-se ou ajoelhe-se no chão e veja onde pode alcançar tudo sem muito esforço.

* Gavetas são mais úteis apenas para crianças mais velhas, a partir de 8 anos. Antes disso, devem servir somente para guardar material de um mesmo tipo, como folhas de papel, por exemplo. Caso contrário, os objetos ficarão espalhados dentro dela.

* Para não desperdiçar papel, ensine o seu filho a usar os dois lados de uma folha antes de pegar numa nova.

* Porta-talheres de plástico também servem para guardar canetas e lápis de cor. Para deixá-lo mais bonito, você e o seu filho podem encapá-lo com tecido colorido.

* Tente não colocar muitos brinquedos na escrivaninha. É importante que a criança entenda que cada coisa da casa tem o seu lugar. Aqui entram lápis, caderno, um ou outro elemento decorativo e apenas isso. Se o espaço ficar muito cheio de brinquedos, vai ser difícil concentrar-se para estudar.

* Para um ambiente de estudo, a iluminação é mais do que importante. Por isso, se possível, coloque a escrivaninha abaixo da janela para aproveitar a luz natural. Durante a noite, opte por lâmpadas que não aqueçam. A iluminação led é uma opção prática e económica.

Fonte | Revista Crescer