Espaço Família | Como Cresceram

Atividades

18 de Março de 2014

Como fazer tintas caseiras para pequenos pintores

Água, farinha, sal e corante alimentar de várias cores. Hoje vamos experimentar fazer tintas caseiras, mais baratas do que as que se encontram no mercado com selo de qualidade – garantia de que não serão tóxicas, pelo menos – e certamente mais seguras.

O método é do mais simples que há e basta misturar todos os ingredientes em igual quantidade – uma chávena de cada, por exemplo – à excepção do corante, que dependerá da intensidade da cor que se deseja alcançar. Depois de misturar muito bem a água, a farinha e o sal, evitando que restem grominhos, divide-se a mistura em várias partes, tantas quantas as cores que se quiser obter e deita-se em pequenos recipientes de plástico com tampa (nós usámos os frasquinhos antigos de plasticina).

É aí já que se acrescentam os vários corantes. Basta mexer mais um pouco e ai estão várias tintas, prontas a ser usadas e a satisfazer os ímpetos criativos dos pequenos pintores. Com várias vantagens: são muito mais fáceis de limpar e se forem parar à boca não fazem absolutamente mal nenhum. Se sobrar alguma coisa, guarda-se no frigorífico até à próxima utilização, para durarem mais tempo.

Idades:  3-5 anos, 6-8 anos

Informação adicional: 

Material necessário:

* uma chávena de água

* uma chávena de farinha

* uma chávena de sal fino

* corante alimentar de várias cores

quarto-das-brincadeiras-logotipo