Espaço Família | Como Cresceram

Decoração

26 de Dezembro de 2014

Como decorar a casa no Natal com o Feng Shui e atrair boas energias

Festa-de-Natal-Imagem-de-Destaque-690x400

O Natal é a festa mais importante do ano, em que se comemora a solidariedade, a paz, os valores familiares e a esperança.

Estamos a aproximar do Natal, é tempo de muita correria, stress, filas em todo lado.

Mas nada como saber planear as actividades que antecedem o Natal.

Sendo o Feng Shui uma ferramenta fabulosa na criação de espaços harmoniosos, deixo-lhe alguns conselhos:

Decore a casa equilibrando o yin e yang e com a ajuda dos cinco elementos – água, árvore, fogo, terra e metal.

1- Coloque a árvore de Árvore de Natal num local favorável

É sempre bom entender como é que os elementos Feng Shui interagem e como decorar a sua casa em harmonia.

A árvore pertence ao elemento Árvore ou Madeira no Feng Shui e deve ser colocada numa zona da sua casa, na sala de preferência e com lugar de destaque.

Com uma bússola podemos verificar onde fica situada a nossa sala.

Nas salas viradas a Norte, Este, Sudeste e Sul, aconselhamos as árvores de natal cor verde, que corresponde ao elemento Árvore/Madeira.

Nas salas viradas a Sudoeste, Oeste e Noroeste, aconselhamos as árvores de natal cor branca que corresponde ao elemento Metal.

Tente decorar a sua árvore de Natal com os seus filhos, eles adoram o Natal. É essencial que todos participarem. A decoração com as bolas encarnadas, douradas, azuis, brancas e prateadas são aconselhadas. As bolas douradas e prateadas devem estar em maior número, para atrair paz e prosperidade. O amarelo, ou elemento Terra, também pode ser representado pelas luzes.

2- Coloque centros de mesa e velas

A mesa de Natal deve ser cuidadosamente preparada. Use toalhas alegres e evite arranjos altos e garrafas de refrigerantes no centro da mesa. Deve usar e abusar das cores tradicionais verde e vermelha, porque representam os elementos da Prosperidade e Sucesso no Feng Shui.

Com criatividade podemos fazer bonitos centros de mesa. Decore a sua mesa com as cores de cada elemento do Feng Shui: verde (madeira), vermelho (fogo), amarelo (terra), branca ou prateado (representa o elemento metal) e azul (água), assim o equilíbrio é maior. Use a criatividade: as cores podem estar na própria decoração, na toalha de mesa, arranjo de flores, talheres, pratos e velas.

Aconselho também o uso de velas. As velas são uma óptima forma de purificar a energia de um espaço.

As velas são muito boas para usar no seu quarto, entrada, sala de jantar e sala de estar. Pode aumentar os benefícios usando candelabros e porta velas decorativos com as cores aconselhadas para cada zona específica da sua casa.

Para dar conforto e calor ao seu ambiente adicionamos energia do elemento Fogo. É aqui que entram as velas, a lareira, as luzes de Natal, o dourado e o vermelho das decorações da sua árvore de Natal.

As flores naturais também devem fazer parte da decoração, principalmente aquelas que têm cor branca e encarnada.

3 – Use óleos perfumados e plantas nas várias zonas da sua casa

O uso de óleos perfumados e incenso na sua casa é sempre aconselhado mas com todas as visitas que vai receber em sua casa na época do Natal, o seu uso é ainda mais recomendado. Para esta época de festas, aconselhamos o uso de óleos de tangerina, limão e canela.

Use plantas purificadoras como os lírios da paz, dracaenas ou flores naturais, de cores brancas, amarelas e encarnadas.

4  – Espírito de Natal

É importante que esteja alinhado com as suas crenças.

O presépio também é importante e tem lugar de destaque, se assim o entender.

Procure preencher com luzes e plantas os cantos mais escuros da sala. Preencha os espaços, sem excesso, para a energia fluir.

Se acha que tem a casa a precisar de uma boa arrumação, então chegou a altura de fazer uma boa limpeza até ao Natal, para receber os convidados e amigos que vão passar pela sua casa. Casa limpa com a energia “chi” a fluir harmoniosamente é fundamental.

Outro conselho que aprendemos com o Feng Shui é desfazermos daquilo que já não usamos, ou seja, destralhar. Poderá doar a instituições de caridade roupa, livros, brinquedos e objectos que não usa.

Se tem jeito para trabalhos manuais, faça os presentes e ofereça aos seus familiares e amigos. Também poderá reciclar objectos e pequenos móveis.

O mais importante nesta época de grande consumismo é jamais esquecer a espiritualidade do momento, e sentir-se grato por ter saúde, ter fé e a companhia dos seus familiares e amigos.

E pense na seguinte maneira, não encare esta época como uma canseira e opte por uma atitude de “intenção”… Em cada ritual que fizer, em cada presente que escolher, em cada comida que preparar, em cada vela ou arranjo floral que arranjar, coloque carinho e amor. Só podemos sentir o amor em sua plenitude se estivermos “centrados” e em equilíbrio.

2014-12-18-arvore-natal-branca2

PAULA MARGARIDO

Arquitecta e consultora de Feng Shui

logo