Espaço Família | Somos um Casal

Coaching parental

25 de Julho de 2014

Coaching parental

coaching parental

Vivemos tempos em que pais e avós procuram ter uma melhor consciência e interação para com os mais pequenos. Ser pai e mãe de uma criança nos dias que correm não é facil. Questões financeiras, de crise, falta de tempo, grandes distâncias, ou falta de conhecimento são alguns dos fatores de dificuldade. Todos somos fruto dos ensinamentos que tivemos por parte de pais, professores e da sociedade. Porque as novas gerações são por norma diferentes e mais evoluídas estas bases podem não ser adequadas para educar e dar real suporte aos mais pequenos do século XXI. É mundialmente aceite que o adulto é um sinonimo de autoridade, máxima sabedoria e poder sobre a vida das crianças. O adulto sabe tudo e guia os mais novos pois a idade, experiencia e maturidade o leva a essa posição. Hoje estamos perante crianças mais exigentes e mais inteligentes os adultos ocupam-se felizmente em ler mais, saber mais sobre pedagogia e coaching. Pais e professores querem aprender para estar, educar e ajudar os mais pequenos. A procura deste conhecimento desenvolve-se cada vez mais com a finalidade de encontrar mais e melhor apoio às crianças do séc. XXI.

O equilibrio fisico, mental e espiritual tem que ser entendido para melhor entender o Ser humano grande ou pequeno. A todos recomenda-se uma alimentação saudável, bons momentos de sono e exercícios antisstress pois esta triologia é fundamental para o equilíbrio de qualquer Ser humano. É necessário ter paciência para ajudar os mais pequenos a estudar (exigências), a brincar (também faz falta) e passear na natureza (fundamental para regenerar). Pais e professores procuram técnicas alternativas e fazem a fusão das mesmas com as areas técnicas ou académicas. É comum verificar casos de sucesso escolar em turmas orientadas por professores que praticam meditação a título pessoal e nas salas de aula. A taxa de sucesso escolar apresenta resultados acima da média. Psicologos que estudam reiki ou yoga e utilizam algumas técnicas como postura e respiração nas suas sessões terapêuticas contribuem para uma melhoria significativa dos resultados de acompanhamento da criança. Os mais pequenos colhem os exemplos com os irmãos mais velhos e seus pais. O que o pai ou a mãe faz é de imediato seguido pelos filhos e filhas. Criar uma rede de amor, compreensão e apoio à volta da criança é de extrema importância e contribui para que o tempo de reação para novos resultados seja mais breve.

Coaching parental é muito importante na vida da família. Tem por base o estudo de metodologias de desenvolvimentos pessoal, terapias alternativas, orientação para casais divorciados e orientação para ajudar a criança a viver entre e com duas famílias, apoio escolar a crianças hiperativas, orientação para mães e pais solteiros com filhos a cargo, educação especial, orientação para educar um adolescente, como educar e criar filhos gémeos de forma equilibrada, como lidar com o desgaste ou depressão pós parto e suas implicações, entre outros temas sempre importantes para estabilidade de todos os membros de uma familia.

Pais bem informados sobre o potencial de seus filhos e com a formação adequada sabem sempre como atuar. O pai tem um papel no desenvolvimento da criança e a mãe tem outro, cada um tem um posicionamento, mas em conjunto garantem o crescimento equilibrado e bem-sucedido da criança.

A alteração de padrões e crenças é fundamental para assegurar que as interações e comportamentos mudam e se adaptam criando um ambiente familiar mais apropriado. Herdamos a informação, valores e padrões conscientemente e através da educação e inconscientemente através da hereditariedade. Estar atento a este contexto, verificar os pontos fortes e frágeis é fundamental. Os pontos fortes podem ser utilizados e expandidos. Os pontos frágeis devem ser revistos e modificados.

Os desafios são grandes e uteis uma vez que são momentos de aprendizagem e desenvolvimento. Todas as crianças são um desafio para os seus pais. Em ambiente de exaustão, característica típica nos contextos atuais os adultos tem alguma dificuldade em escolher as melhores opções ou técnicas e com estas guiar os mais pequenos. É necessário treinar e ter formação para que o poder pessoal se desenvolva e haja certezas, assertividade e presença firme na educação infantil e dos adolescentes.

O mundo está a mudar, os paradigmas também e as crianças devem ser educadas dentro destas bases inovadoras para que possam acompanhar e crescer em segurança.

Grandes objetivos do Coaching Familiar

  • Melhoria da comunicação em familia
  • Regular relacionamentos interpessoais
  • Desenvolvimento da criança (idade e níveis)
  • Aumento do auto estima familiar
  • Técnicas de disciplina pela positiva
  • Organização individual e familiar
  • Alteração do sistema de crenças
  • Olhar e gerir os desafios
  • Gestão de conflito
  • Valores, missão e objetivos em família
  • Transparência

Resultados possíveis

  • Resolução definitiva de dificuldades familiares
  • Paz e satisfação pessoal
  • Aumento dos níveis de motivação
  • Maior disponibilidade de tempo
  • Comunicação equilibrada
  • Fortalecimento de laços
  • Gestão emocional eficaz
  • O poder do equilíbrio

Print

Isabel Leal – Escritora/Professora de Meditação para crianças e jovens