Atualidade

31 de Julho de 2015

Cientistas criam molécula que substitui o exercício físico. Comprimido a caminho?

Cientistas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, criaram uma molécula que simula o efeito do exercício físico e que pode ajudar a tratar os problemas da obesidade e da diabetes.

Denominada de “composto 14”, a molécula é um comprimido simples que simula o efeito do exercício físico e permite reduzir os níveis de glicose no sangue e, ao mesmo tempo, diminuir o peso.

Este comprimido é capaz de inibir a função de uma enzima celular envolvida no metabolismo. Essa inibição leva as células a “pensar” que estão sem energia e, consequentemente, leva-as a tentar aumentar os níveis energéticos através da absorção da glicose no sangue.

Os cientistas dizem ainda que esta molécula pode ajudar a combater a diabetes tipo 2 e a obesidade. Depois de fazerem um estudo com ratos, os cientistas concluíram que as experiências em ratos obesos foram promissoras com a redução nos níveis de glicose em jejum e perda de peso.

Segundo os cientistas o próximo passo é examinar os resultados do tratamento a longo prazo e testar o modo de ação da molécula. Se o processo for considerado seguro, a ciência poderá não estar longe de criar um “comprimido do exercício”

Fonte: Dinheiro Vivo