Espaço Família | Como Cresceram

Psicologia

8 de Maio de 2016

Chegou a época dos testes, e agora, como posso ajudar o meu filho?

Sabemos que a época de testes é um momento de stress e ansiedade para todos os alunos. Esta ansiedade não é apenas experienciada pelos filhos, mas também pelos pais que ficam expectantes em relação ao seu desempenho. No meio de tanto stress e agitação, por vezes, torna-se difícil estar focado no momento presente e perceber de que forma se pode ajudar.

época de testes
Existem algumas práticas simples e úteis na preparação para os testes e exames.
Em primeiro lugar, procure “minimizar” alguns comportamentos do seu filho. É natural que ele se encontre um pouco mais preocupado e ansioso, e por esse motivo, podem surgir algumas alterações ao nível do humor. O ideal é conversar com ele acerca das suas dificuldades, medos ou expectativas, só assim conseguirá perceber como pode ajudá-lo, contribuindo desta forma para o seu sucesso no estudo, e de preferência longe de preocupações.
Procure mostrar-lhe de forma prática quais as vantagens de fazer um estudo antecipado e organizado. Por exemplo, explique-lhe que se ele preparar gradualmente o estudo durante a semana, quando se aproximar a data do teste ele estará mais liberto para ir conciliando o “estudo aprofundando” com atividades de lazer que lhe darão algum prazer nesta fase mais agitada, e ao mesmo tempo, este comportamento previne a desmotivação associada ao “estudo em cima do joelho”. Em época de testes pode ser importante estar por perto na hora do estudo. Porquê? Desta forma consegue acompanhar melhor os seus filhos, não com o objetivo de “os querer controlar” ou fazer julgamentos acerca do seu método de estudo (porque pode variar de aluno para aluno), mas com a finalidade de mostrar a sua disponibilidade e ajudá-lo a e ajuda em por exemplo rever algumas matérias escolares no final do estudo. Quanto ao horário do estudo, não deve ser muito tardio. A nossa capacidade em focalizar e manter a atenção vai diminuindo ao longo do dia, e por essa razão, quanto mais tarde o estudo for feito, menor será a concentração e a capacidade para assimilar nova informação.
Em vésperas de testes, é preferível explicar ao seu filho que ele deve procurar evitar rever a matéria na cama minutos antes de ir dormir. A cama é “sinónimo” de descanso, e como tal, os rascunhos devem ficar longe da almofada. Procure ir elogiando o seu filho e mostre-lhe como ele tem capacidades dando-lhe exemplos de conquistas e sucessos que ele já alcançou. Não há nada melhor do que um momento inspirador e reconfortante em família em véspera de testes e (ou) exames.

 
Cecília Santos
Psicóloga Clínica

 

Logo