Espaço Família | Como Cresceram

Atividades

21 de Agosto de 2014

Brincadeiras diferentes com carros

1

Aceitei o desafio e entrei neste Quarto das Brincadeiras. A proposta era deixar sugestões para actividades a desenvolver com os filhos. Cá em casa, só gerámos rapazes, pelo que há carros por todos os lados. Todas as brincadeiras começam ou acabam com carros: corridas de carros, acidentes de carros, lutas de carros, carros voadores, carros submersos na água o banho… Imaginação não lhes falta. Para ser completamente sincero, o ‘do it yourself’ não é bem a minha praia (nem a da Mãe), mas há aqui duas ideias muito simples de elevar as brincadeiras com carros a um nível superior e que podem tentar aí em casa.

1. A pista mais importante. É preciso coleccionar rolos de cartão previamente. Podem ser do papel higiénico ou do papel de cozinha. (Com a conivência das auxiliares da consulta, desviei três rolos do papel das marquesas.) Depois, corta-se um rectângulo em cada uma das pontas (o suficiente para caber um carrinho). A seguir, enfeite-se os rolos a gosto (nós ficámo-nos pelas canetas de feltro). Finalmente, colam-se os rolos numa parede ou numa porta em diagonal, de forma a que os carros passem de um para o outro sem saírem da pista. Pode-se usar fita cola de dupla face, velcro ou outra coisa qualquer que prenda bem os rolos à superfície vertical. Simples, não é?

2. Lutas de carros com tuning. Esta ideia li no website First Palette – Your step-by-step guide to kids’ crafts. O processo é consiste em prender com fita cola uma caneta de feltro em cada um dos carros. À medida que eles vão de um lado para outro, os carros desenham uns sarrabiscos coloridos. O resultado da batalha pode ser qualquer coisa como isto.

[Este texto foi publicado pela primeira vez a 5 de Março de 2014. O Quarto das Brincadeiras está de férias e durante esta semana iremos lembrar algumas das sugestões que aqui têm sido deixadas por outros pais. Voltamos a 1 de Setembro.]

Idades:  3-5 anos, 6-8 anos

Informação adicional: 

[Este texto foi escrito pelo João Moreira Pinto, do blogue E os filhos dos outros, e faz parte de uma série de ideias que outros pais vão deixar por aqui uma vez por outra.]

 

 

 

quarto-das-brincadeiras-logotipo

Uma ideia por dia para se divertir com as suas crianças.