Espaço Família | Somos um Casal

28 de Abril de 2015

Antes de engravidar saiba o que deve fazer por si e o seu bebé

crescer

Enquanto casal e, mediante a decisão de ter um filho, é aconselhável determinado cuidados, indispensáveis para garantir que os nove meses de gestação sejam saudáveis, tanto para si, como para o seu companheiro e bebé.

1 – Consulte o seu ginecologista.

Só assim conseguirá ser devidamente orientada sobre tudo o que precisa fazer para ter uma gravidez sadia, e que exames deve realizar conjuntamente com o seu companheiro.  Antes da visita ao médico, tente avaliar se tem sentido algum incômodo ou dores que até então não tinham passado despercebidos, mudanças bruscas de peso ou de humor. Sintomas como estes, por exemplo, podem indicar uma disfunção da tiroide, algo que pode dificultar a gravidez . Atenção também com as doenças sexualmente transmissíveis. Muitas vezes, as mesmas passam despercebidas, não são tratadas e também podem ser um sério obstáculo.

2 – Tome ácido fólico.

A indicação dos especialistas tende para que a mulher tome esta vitamina do complexo B, três meses antes da concepção, para evitar problemas de desenvolvimento e da coluna cervical do bebé.

3 – Vacine-se.

A vacinação contra a rubéola é importante para que a mulher não contraia a doença durante a gravidez, evitando assim pode trazer sequelas no bebé. Mas deve ser feito três meses antes de engravidar. A vacina contra a hepatite B deve ser realizada com uma antecedência ainda maior, de um semestre. São três doses, no esquema 0-1-6 meses. A doença pode ser transmitida ao recém-nascido no momento do parto, o que fará com que ele desenvolva hepatite crónica ao longo da sua vida.

4 – No peso certo.

Nem a mais, nem a menos. O ideal é que ao engravidar esteja com a balança em dia. O excesso de peso pode trazer problemas para a criança e deixar a mulher desconfortável durante a gestação. Os quilinhos a mais também podem alterar a produção de hormonas sexuais importantes para a ocorrência de uma gestação.

5 – Exercite-se.

Se não é adepta das atividades físicas que tal começar antes da gravidez? Além de ajudar a manter o corpo em dia, ao engravidar já estará habituada com os exercícios. A pratica de exercício físico só trará benefícios para si e o seu bebé.

6 – Nada de tabaco.

Se fuma, é hora de parar. Estudos mostram que o tabagismo prejudica o desenvolvimento do bebé, além de aumentar a possibilidade de parto prematuro. Deve também evitar o fumo passivo, que pode dificultar a gravidez.

7 – Vá ao dentista.

Faça um check-up na sua boca antes de engravidar, evitando assim o aparecimento de problemas graves durante os nove meses. Na gestação, devido às alterações hormonais, é normal a mulher ter problemas dentários. A visita ao especialista, no entanto, continua durante a gravidez.

8 – Fique zen.

É difícil estar sempre serena ao longo do dia. Mas esse exercício deve começar antes mesmo da gestação (e durar a vida toda). Estudos mostram que o stress pode provocar o  parto prematuro. Além disso, segundo alguns especialistas, a ansiedade e o stress alteram sim, a fertilidade.

9 – Namore.

O medo que antes tinha de engravidar, é agora substituído com os cálculos dos dias mais férteis. Aproveite esta liberdade, mas tente não ser invadida por uma ansiedade excessiva. Tente encarar esta fase com a máxima naturalidade possível, acreditando que, o que tiver que acontecer, acontecerá mais tarde ou mais cedo.

Fonte: Crescer