Espaço Família | Vem aí um irmão

Nutrição

21 de Abril de 2013

Alimentação vegetariana

Ontem encontrei a T. no supermercado, estava a comprar soja pois a pequena A. também é vegetariana. Fiquei preocupada pois só tem 6 anos. Será que a alimentação vegetariana é saudável para as crianças?

SIM! Uma alimentação vegetariana ou vegan, quando bem planeada e completa é adequada em qualquer fase da vida, desde o nascimento até à idade adulta, incluindo a gravidez e lactação. Este tipo de alimentação é capaz de fornecer todos os nutrientes que o seu filho precisa para crescer saudável.

Mas atenção, deve pedir ajuda a um Nutricionista para planear da melhor forma a alimentação do seu filho, garantindo que nenhum nutriente é “deixado de fora”.

Nutrientes como o cálcio, ferro, vitamina B12, vitamina D e zinco devem ser especialmente bem quantificados. No caso da alimentação vegan deverá ter especial atenção à carência em vitamina B12.

Devem fazer parte de uma alimentação vegetariana:
•    Cereais integrais
•    Frutos, hortícolas e leguminosas
•    Frutos secos
•    Soja
•    Óleos e margarinas para barrar vegetais
•    Água
•    Exposição solar diária, porque estimula a produção de vitamina D

Estas são algumas das dicas que a Ordem dos Nutricionistas, a Associação Portuguesa dos Nutricionistas e eu lhe damos para esclarecer essas e outras dúvidas que possam surgir.

Dr.ª Iara Rodrigues
Nutricionista