Espaço Família | Somos um Casal

Receitas

18 de Março de 2014

Alimentação na pré-concepção

É importante nesta fase cuidar do estado de saúde do casal e ter em atenção as carências nutricionais na alimentação diária. Se está a pensar em ter um bebé e aumentar a família, tenha especial atenção aos seus hábitos menos bons: ingestão de bebidas alcoólicas e o consumo de tabaco. A alimentação deverá ser reforçada com alguns alimentos “benéficos” de modo a aumentar a fertilidade do casal.

Opte por frutas e legumes variados – quanto mais cor e variedade melhor.

Diminua os alimentos mais “ácidos” – farinhas brancas, açúcar refinado, frutas como o kiwi, os morangos, o melão e a laranja. Reduza o consumo de lacticínios.

Sugerimos uma refeição vegetariana rica em zinco, iodo e selénio:

Risoto de algas

– 250g de arroz semi integral

– 100g alga arame

– 50 g de alga chinesa ‘orelha de rato’

– alecrim q.b

– sal marinho q.b.

– pimenta preta q.b.

– 1 cebola roxa

– 1 pacote natas de soja

– 100g ervilhas

– 2 dentes de alho

– aprox. 500ml de caldo de legumes

 

Demolhe as algas em água por 15 minutos (de maneira a que fiquem cobertas). Faça um refogado com azeite cebola e alho. Junte primeiro o arroz e alourar, depois pouco a pouco vá deitando o caldo de legumes quente, mexendo sempre. Junte ambas as algas escorridas as ervilhas e tempere a seu gosto com a nossa sugestão de especiarias. Quando o caldo estiver quase todo evaporado,  juntar uma nova quantidade para cobrir e repetir mais 1 vez. Quando estiver cozido, mas ainda com caldo, junte metade de pacote de natas para que fique macio e cremoso. Se necessário adicionar mais caldo ou água. O risoto deve ficar a cair da colher. Deixar repousar um pouco e sirva.

E um excelente acompanhamento rico em ferro, magnésio e vitaminas do complexo B:

Salada de beterraba, banana e nozes

– 1 Beterraba

– 2 bananas

– 50 g nozes

– azeite q.b.

– mostarda biológica ( uma colher de café)

– cominhos ( 1 colher sobremesa)

Numa saladeira coloque uma beterraba crua ralada, 2 bananas esmagadas com o garfo e as nozes picadas. Misture muito bem e tempere com azeite, mostarda e os cominhos. Envolva novamente e junte à sua refeição.

logo_Espaco_integral