Espaço Família | Estamos Grávidos

Cuidados a ter no Pré-Parto

18 de Março de 2014

Alimentação na Gravidez

aliment-capa

Durante a fase da gravidez o mais importante é o que a mãe ingere. O pai deve fazer companhia de modo a diminuir os tão famosos “desejos de meia-noite”.

Tudo o que a mamã ingere passa através da placenta para o bebé (não existem filtros!), daí o reforço na alimentação cuidada ser tão importante.

Para uma boa base de ferro, ácido fólico e Omega 3 apresentamos estas deliciosas opções:

Lasanha de espinafres e avelãs

– 1 embalagem de massa integral para lasanha

– 1kg de espinafres

– molho de tomate

– 2 cebolas pequenas

– 100 g de avelãs

– noz moscada ( uma colher de café)

– gengibre ( uma colher de café)

– sal marinho q.b.

– 100g de queijo ricota fresco

 

– Molho de tomate à parte para cobertura

 

Comece por cozer um pouco os espinafres (apenas até ferver), escorra e reserve. À parte cozinhe a cebola em azeite e junte o molho de tomate (3 tomates frescos triturados. Acrescente os espinafres, as avelãs picadas e tempere com sal, o gengibre e noz moscada.

Num tabuleiro untado de ir ao forno comece por dispor em camadas a massa de lasanha e o recheio preparado.

 

Por cima, coloque apenas o molho de tomate e o queijo ricota fresco.

 

Leve ao forno por cerca de 45 minutos.

 

Leite creme saudável

– 700ml Bebida de Aveia

– 2 gemas

– 1 pau de canela

– 100ml de Xarope de Ácer

– raspa de 1 limão

– 3 colheres de farinha maisena

 

Deite num tacho a bebida de aveia e leve ao lume até levantar fervura, junte depois a raspas de um limão e um pau de canela. Deixe ferver por 5 minutos. À parte misture as 2 gemas com a farinha maisena e o xarope de ácer.

Retire o pau de canela e vá juntando à bebida de aveia a mistura feita mexendo sempre. Continue a mexer por cerca de mais 10 minutos, fervendo sempre em lume branco.

 

Deite em taças e decore com canela se gostar.

logo_Espaco_integral