Espaço Família | Como Cresceram

Nutrição

18 de Março de 2014

Alimentação na Adolescência

Estamos em constante mudança tanto fisicamente como intelectualmente.

As nozes e as amêndoas são um óptimo recurso para os estudantes lá de casa! Assim como as proteínas vegetais que proporcionam um crescimento saudável!

Não esquecemos que os pais precisam de manter-se fortes e com vitalidade, para levar a bom porto a educação e alimentação lá de casa.

Pensámos nestas combinações para satisfazer essas necessidades:

Couscous com caril de lentilhas

Para os couscous

-250g de Couscous

-250g de água (ou caldo de vegetais

-Sal marinho q.b.

Coloque a água a ferver junto com o sal. Quando ferver retire do lume e acrescente o couscous. Misture bem e deixe descansar por 2 a 3 minutos (até o couscous absorver toda a água). Separe os grãos com o garfo e sirva.

Para o caril de lentilhas

-200g de lentilhas verdes cozidas; 

– azeite;

– 1 Cebola picada

– 2 dentes de alho picado

– 3 tomates em polpa 

 – Sumo de meio limão

– Açafrão, pimenta cayenna, uma pitada de cominhos, uma pitada de coentros, uma pitada de canela, uma pitada pequena de gengibre e uma pitada de sal marinho

– água q.b.

– 1 maçã reineta

Coza as lentilhas em água a ferver com uma pitada de sal (demolhadas previamente). 

Alourar a cebola picada e o alho picado em azeite e junte as lentilhas cozidas, e a maçã reineta em cubinhos, a polpa de tomate, o sumo de limão, e todas as especiarias (em media uma colher de café de cada, consoante o gosto). 

Deixe em lume brando para ganhar textura e sabor, mexendo de vez em quando (cerca de 15 minutos).

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