Espaço Família | Vem aí um irmão

Nutrição

18 de Março de 2014

Alimentação da família 2+1+1

A exigência aumenta quando a família cresce, mas as recompensas em forma de afecto e risos, superam todo o trabalho.

As refeições caseiras e saudáveis continuam como “prato principal”, de modo a garantir os melhores nutrientes para toda a família. Temos de ter em conta uma mãe que amamenta o bebé, uma criança que está em crescimento e um pai que suporta e ajuda a manter a estabilidade familiar.

São muitos os nutrientes essenciais!

Deixamos duas sugestões para toda a família:

Sopa  Cor de laranja

– 200g de abóbora

– 1 cenoura

– 100g de lentilhas laranjas

– 2 batatas

– 2 cebolas

– 100g de quinoa

– 1 colher de sopa de miso

– azeite q.b.

Coza numa panela os legumes em cubos e as lentilhas com a água a cobrir os ingredientes. Triture com a varinha mágica depois de cozidos e junte a quinoa. Deixe ferver por mais 10 minutos. Depois de apagar o lume junte o miso e o azeite.

Pode ainda picar coentros frescos e dispor em cada prato de sopa. 

sopa_laranja

Salteado de tofu e legumes com arroz basmati

salteado_tofu_legumes_basmatti

– 200g de tofu

– 1 alho francês

– ¼ pimento vermelho

– 1 courgete

– mostarda biológica q.b.

– sal marinho q.b.

– azeite

– 100 ml leite de cocô

– açafrão q.b.

Corte os legumes e aloure num wok em azeite, tempere e gosto e só no final acrescente o leite de cocô. Deixe por mais 10 minutos em lume brando e sirva acompanhado com um arroz basmati solto aromatizado com estrela de anis.

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