Espaço Família | Como Cresceram

Saúde

12 de Maio de 2014

Ainda não ouviu falar da Arnica?

Muitos galos, nódoas negras e arranhões fazem parte desta nova etapa dos aventureiros. Não poderemos evitá-los todos, pois fazem parte do crescimento das nossas crianças que estão a explorar o Mundo. Todavia, deve ter sempre em casa um kit primeiros socorros pronto a ser utilizado e de fácil acesso.

O gel de arnica deve constar nesse kit pois é um poderoso aliado para os pais nos primeiros passos dos pequenos aventureiros. As nossas avós tinham razão… a arnica não pode faltar numa casa onde estão crianças!

Ainda não ouviu falar da Arnica?

A arnica é uma planta medicinal milenar que contém substâncias com um efeito analgésico e anti-inflamatório, o que contribui para diminuir a dor, o inchaço e os hematomas. O novo Gel de Arnica da Mitosyl® não tem parabenos, pode ser utilizado desde o nascimento, e apresenta-se em formato roll-on de fácil aplicação, deixando uma grande frescura após cada aplicação.

Cada bebé tem o seu ritmo para começar a gatinhar e andar, todavia é sempre um momento desafiante para os pais e que implica maior vigilância e cuidados redobrados!

Sabia que… Os meninos tendem a começam a andar primeiro do que as meninas. São muito desenvolvidos a nível motor e gostam de actividades com movimento. Já as meninas desenvolvem a linguagem primeiro (já estávamos à espera!) e a motricidade fina é mais apreciada pelas princesas (adoram brincar com bonecos pequeninos! Porém, os rapazes preferem o camião maior).

Captura de ecrã 2014-05-12, às 17.07.12

Que cuidados poderemos ter?

– Proteger esquinas das mesas e móveis
– Proteger com protecções específicas as fichas eléctricas
– Atenção a toalhas em cima de superfícies (os pequenotes tendem a puxar e tudo o que estiver à superfície e cai em cima deles)
– Cuidado com as escadas (acompanhar o bebé no seu percurso dando-lhe a mão)

– Poderá ponderar colocar antiderrapantes no chão

– Coloque fechos de segurança nos armários que contenham objectos perigosos

– Afaste medicamentos ou produtos químicos do alcance do bebé

– Atenção às facas na cozinha ou objectos perfurantes/cortantes

– Segurança no jardim: com animais e plantas venenosas

O que fazer em caso de queda:

Arranhões e feridas:

– Tranquilizar o bebé e continuar a brincar com ele
– Se fez ferida (corte ou arranhão sangrativo) deverá limpar com soro fisiológico e uma compressa esterilizada e realizar alguma compressão no local até estancar algum sangue que possa ter
– Avaliar necessidade de tapar a ferida com um penso. Quando este se molhar deve trocar.

Nódoas negras:

– Se não fez ferida, apenas nódoa negra (designado também por hematoma: vasos sanguíneos que ficam danificados depois de atingidos e rebentam debaixo da pele, ficando com aquele aspecto castanho/roxo e evoluí para cor amarelo-esverdeado) pode colocar o gel de arnica sobre o local.

– Colocar compressas frias ou gelo (um saco de ervilhas enrolado numa toalha) no local durante 20 minutos para alívio.

NOTA: se o seu filho ficar recorrentemente com nódoas negras sem qualquer causa aparente, deve investigar junto de um profissional de saúde.

Quando me devo dirigir ao Serviço de Urgência:

– No caso de o bebé bater com a cabeça – sinais de alerta:
Nas seguintes 24 a 48h prestar atenção se o bebé vomitar, ficar muito prostrado e sonolento deve encaminhar para serviço urgência pediátrica (poderão ser sinais indicativos de um traumatismo craniano).

– Se a hemorragia for grave e parecer profunda, que não consiga limpar.

– Se após tratar de um corte, este ficou inchado, vermelho e com pus peça um parecer ao profissional de saúde.

Boas aventuras! :)

Enfermeira Carmen Ferreira

mitosyl logo