Atualidade

26 de Agosto de 2014

A razão para os idosos dormirem menos

“Por que é que os idosos dormem menos?”. Uma incógnita que há muito vem sendo discutida na comunidade científica. E que pela primeira vez tem resposta. Um estudo do Beth Israel Deaconess Medical Center, nos EUA, e da Universidade de Toronto, no Canadá, aponta razões neurológicas para o fenómeno.

Segundo este estudo, um conjunto de neurónios associado aos padrões de sono vai morrendo à medida que uma pessoa envelhece.

“Quanto mais células perder em consequência do envelhecimento, mais difícil será dormir”, explicou Clifford Saper, líder da investigação e presidente do Departamento de Neurologia do Beth Israel Deaconess Medical Center, ao Huffington Post.

O estudo revelou ainda que as pessoas com 70 anos dormem em média menos uma hora e meia do que dormiam quando tinham 20 anos.

“Elas não se sentem descansadas – elas levantam-se porque não conseguem dormir mais”, garantiu Clifford Saper, acrescentando: “É uma espécie de estado crónico de insónia”.

As novas descobertas foram publicadas na revista científica Brain e podem ajudar a desenvolver remédios que evitem os distúrbios de sono nos idosos.

Fonte | Sol