Espaço Família | Como Cresceram

Nutrição

5 de Maio de 2014

A pipoca também pode ser saudável…

O milho é um dos cereais mais cultivados no mundo, além do trigo e do arroz. A sua utilização na culinária é muito vasta, porém a pipoca é, actualmente, um dos derivados mais consumidos no mundo.

O milho da pipoca é rico em hidratos de carbono e, principalmente, fibras, essenciais na digestão e no funcionamento intestinal, uma vez que prolongam o tempo durante o qual o alimento se mantém no tubo digestivo provocando a sensação de saciedade.

Um estudo realizado pela Universidade de Scranton, nos Estados Unidos, mostrou que a casca do milho (pipoca) contém substâncias como polifenóis, que podem agir como antioxidantes, inibindo a acção dos radicais livres no organismo, diminuindo o envelhecimento precoce e o risco de doenças cardiovasculares.

Em termos nutricionais, 100g de milho cozido possui 148 kcal, porém apenas 3,8 gramas de fibra alimentar, enquanto 100g de pipocas (em óleo) possui 448 kcal e 14,4 gramas de fibras – estes valores mostram que a quantidade de fibras presentes nas pipocas é superior à do milho consumido em saladas.

Existe ciência em tudo o que comemosPorque explode o milho quando se faz Pipocas?

Precisas de:

– 1 saco de milho para pipocas

– 1 recipiente para fazer pipocas no microondas

– microondas

Procedimento:

Põe 3 colheres de sopa de milho para pipocas no recipiente próprio para fazer pipocas e coloca-o no microondas, durante cerca de 3 minutos.

Vamos perceber o que se passa quando fazemos pipocas?

 O milho para pipocas é composto principalmente por amido e água. Quando o milho é aquecido no micro-ondas, a água dentro do bago de milho passa a vapor de água. O vapor ocupa mais espaço, a pressão aumenta e o vapor “empurra” a camada exterior do bago de milho, o pericarpo.

Esta consegue manter-se intacta até a pressão no interior atingir um valor de cerca de 9 vezes a pressão atmosférica, depois rebenta e o milho como que explode.

Neste processo, o amido, também por acção do vapor de água, expande-se formando a parte branca da pipoca.

O vapor de água liberta-se. Podemos vê-lo quando abrimos o recipiente no qual fizemos as pipocas, se este for fechado (por exemplo quando usamos sacos de pipocas para micro-ondas). Por causa do vapor é necessário ter cuidado para não nos queimarmos quando abrirmos um recipiente em que fizemos pipocas.

Alguns bagos de milho não “explodem”. Isto acontece quando a camada exterior do bago de milho está rachada, deixando passar o vapor, ou quando o bago de milho está muito seco. Neste caso, a água existente no seu interior não permite atingir valores de pressão suficientemente altos para fazer rebentar o pericarpo.

logo