Espaço Família | Como Cresceram

Saúde

14 de Janeiro de 2015

A nova vacina da meningite

A Meningite constitui uma doença grave, talvez uma das mais graves infeciosas. São vários os agentes que a podem provocar. Neste caso concreto trata-se de uma bactéria chamada Meningococo B. É sem dúvida, um problema de saúde pública devido à sua natureza agressiva, podendo provocar a morte em horas ou deixar sequelas graves.

O que é uma Meningite?

1

É uma infeção do tecido que envolve o cérebro e a medula (as meninges). O diagnóstico nem sempre é fácil, porque os sintomas confundem-se com outras doenças (febre, irritabilidade, vómitos, dores de cabeça, manchas/pintas na pele).  No entanto, a “sensação de doença” na criança está invariavelmente presente e deve ser sempre valorizável! Há que saber ouvir a mãe quando esta diz: “o meu filho não está bem…”! A experiência do pediatra nestes casos é muito importante.

Sinais e Sintomas da Meningite

3

– Febre

– Irritabilidade

– Vómitos

– Dores de cabeça

– Manchas/pintas na pele

– Sensação de doença grave

A Meningite pode matar, pode deixar sequelas muito graves, por isso esta vacina tem uma importância imensa, uma vez que que conseguimos preveni-la. O grande problema prende-se com o preço! Infelizmente custa 98€ cada dose e dependendo da idade da criança, depende também o número de doses que deve levar (ver quadro). Na minha opinião, deve ser feita. Como eu digo, às minhas “mamãs” : «Eu não sei se a “faísca” cai na vossa casa ou na minha, por isso temos que tentar evita-la!» A nova vacina chama-se Bexsero.

As vacinas são, sem qualquer dúvida, um dos melhores investimentos que fazemos para a saúde dos nossos filhos.

O esquema de vacinação vai depender, tal como já referi, da idade da criança e conforme podem verificar pelo quadro abaixo:

2

Não se esqueçam que a prevenção das doenças é sempre melhor que o tratamento, especialmente em pediatria.

Dra. Paula Vara Luiz

Pediatra | O Blog da Tia Paula 

É Diretora clínica da Clínica Paula Vara Luiz, serviços médicos, situada na Travessa do Forno 7-B 2050-114 Aveiras de Cima. É Médica especialista em pediatriaTrabalhou na Maternidade Alfredo da Costa, no Hospital de Santa Maria, Hospital de Santa Marta, Hospital de Dona Estefânia, Hospital da Horta (Açores), no Hospital de Vila Franca de Xira e Centro Hospitalar do Oeste (Torres Vedras). Anteriormente foi responsável pela Rubrica de Pediatria, semanalmente, da Rádio Lezíria, em Vila Franca de Xira. É autora de artigos para a Revista ÚNICA do Jornal Expresso. Atualmente exerce só medicina privada. Possui um vasto curriculum, com vários prémios nacionais e internacionais, assim como distinções. Encontra-se já com uma longa carreira, o que lhe permite uma grande experiência na prática clínica aliada ao seu “senso clínico”, tornando-a uma pediatra de excelência nos nossos dias.