Atualidade

30 de Dezembro de 2014

A importância dos rastreios visuais

Todas as crianças a partir dos três anos devem ser submetidas a rastreios anuais à visão, de forma a prevenir a tratar precocemente problemas como a ambliopia (“olho preguiçoso”) e estrabismo. Especialistas norte-americanos acabam de apresentar novas recomendações que, esperam, promovam um melhor desenvolvimento infantil e promovam níveis mais altos de aprendizagem escolar.

As diretivas do Centro Nacional para a Saúde Visual das Crianças foram publicadas na última edição do jornal “Optometry and Vision Science” e incluem dois testes considerados fundamentais. O primeiro é o da acuidade visual através de cartazes e o segundo é uma análise feita com um instrumento chamado autorefratror. Os especialistas também defendem o aumento da formação a dar aos profissionais que realizam os testes.

“Infelizmente, muitas crianças nunca são testadas antes de iniciarem a escola”, afirma Anthony Adams, diretor daquela publicação. “O normativo agora publicado poderá ser determinante a alargar o número de testes realizados, ajudando a detetar problemas e a iniciar a terapêutica adequada o mais cedo possível”, concluiu.

Fonte | Pais&Filhos