Espaço Família | Estamos Grávidos

Consultoria de Imagem

13 de Maio de 2015

A Importância do Soutien na Gravidez: Como Evitar a Flacidez do Peito

The Lingerie Journal

A lingerie é tão importante como a roupa que veste. Ao ficar em contacto com a pele e sustentar o peito, o soutien deve ser confortável, feito em materiais de qualidade (para evitar alergias e desconforto), com alças largas (para dar um bom suporte) e adaptar-se às diferentes fases de gravidez.

 Habitualmente, o peito da grávida começa a aumentar a partir do terceiro mês. Por isso, recomenda-se que o soutien seja reavaliado a cada três meses, de modo a acompanhar o crescimento do peito. Para facilitar a sua abertura, pode também optar pelos soutiens com fecho na frente. Apesar dos modelos de amamentação serem indicados para o período pós-parto, pode usar este soutien durante os últimos meses de gravidez.

 De acordo com a Dama de Copas – especializada em consultoria de lingerie – a maioria das mulheres têm dificuldade em saber qual é o tamanho certo de soutien e os modelos mais adequados para o seu tipo de peito e ocasião. O conforto é muito importante, mas também valorizam a estética, pois nesta fase as mulheres desejam encontrar modelos que as façam sentir bonitas, confiantes e femininas. Com o aconselhamento personalizado é possível responder às suas dúvidas e encontrar a melhor solução para cada caso.

 Bra Fitting Mamã – Aconselhamento Personalizado para Grávidas

A Dama de Copas presta o serviço gratuito de Bra Fitting Mamã, já que esta é uma fase em que muitas mulheres têm dúvidas e necessitam de um maior acompanhamento. Por isso, as consultoras de lingerie fazem o aconselhamento do soutien certo para grávidas e quem está amamentar.

Além disso, a loja disponibiliza o Arranjo Mamã, que pode ser feito em qualquer soutien, adaptando-o à fase de amamentação, caso pretenda outros modelos disponíveis na loja, que vão ao encontro do seu gosto ou no âmbito de uma ocasião especial (vestido de festa, por exemplo). Aliás, uma queixa frequente, por parte das gestantes, é que a gama de soutiens para grávidas é muito limitada.

dama de copas 1

Inês Basek, fundadora da Dama de Copas, defende que as mulheres devem confirmar o tamanho do soutien em três momentos importantes da gravidez. Por esse motivo, foi desenvolvido material pedagógico para relembrar as diferentes fases de reavaliação.

– Dos 0 aos 3 meses, o período no qual começam a surgir as primeiras mudanças do peito.

Dos 5 aos 6 meses, em que podem ocorrer novas alterações ao nível do tamanho (é importante que o peito esteja elevado e separado da barriga).

– Ao 8.º ou 9.º mês, a altura ideal para escolher os soutiens de amamentação.

Dama de Copas 2

Porém, evite comprar soutiens com muita antecedência, uma vez que não é possível prever as alterações do corpo durante e após a gravidez.

A importância de investir num bom soutien durante a gravidez

 O tamanho do soutien evolui com as alterações do corpo e o peito está sujeito a várias mudanças hormonais, de peso e de constituição mamária. Durante a gravidez, se começar a sentir a zona do aro a ficar apertada ou notar que o peito salta da copa, é porque está na altura de reavaliar o soutien. É importante compreender, que se o peito não estiver bem suportado, pode descair e perder firmeza.

Como tal, a Dama de Copas considera que nesta fase é fundamental ter em atenção a saúde da mama e apostar no tamanho certo de soutien. O peito tende a ficar mais pesado e deve usar soutiens mais justos nas costas para o sustentar. No entanto, há sempre a possibilidade de escolher um tamanho maior e depois apertar nos colchetes do meio ou mais apertados e ir dando folga à medida que for necessário. Em relação aos tecidos prefira os que sejam macios e ligeiramente elásticos. Pode usar rendas, mas desde que sejam de boa qualidade.

 Como prevenir a flacidez do peito na gravidez

 Na gravidez e amamentação, o peito aumenta e fica mais sensível. Consequentemente, fica mais pesado e é muito importante estar atenta a estas alterações, de modo a prevenir a flacidez e as estrias. Por esse motivo, Inês Basek afirma que todas as mamãs precisam de soutiens com um excelente suporte, para sustentar e imobilizar o peito, bem como separá-lo da barriga, para um maior conforto. Essencialmente, o tamanho certo previne a flacidez e que o peito descaia. Modelos com aros são os mais adequados durante quase toda a gravidez. Na fase final, como a barriga está mais saliente, os soutiens sem aros proporcionam um maior conforto.

Os modelos mais adequados durante a amamentação

Dama de Copas 3

Durante a amamentação, o peito muda de tamanho e está sujeito a alterações. É importante usar o soutien correcto, de forma a prevenir ou minimizar o descair do peito e o aumento da flacidez. Os modelos de amamentação, sem aros, já têm o clip incorporado.

Mas se pretender outro modelo presente na loja, a Dama de Copas tem disponível o serviço de Arranjo Mamã (pelo valor de 10 euros), adaptando-o à fase de amamentação.

Outros soutiens que pode usar nesta fase:

– Um soutien sem aros para dormir, que separe o peito da barriga e o imobilize para um maior conforto.

– Um soutien específico para praticar desporto.

– Modelos de soutiens que se adaptem aos vários tipos de roupa e ocasiões: Decotes (em V, quadrados ou redondos), roupa justa, sem alças, entre outros.

– Peças interiores como é o caso do Cami Top. Este básico, com suporte incorporado e de algodão, é muito confortável e pode ser usado como um top ou por baixo da roupa.

Acessórios de lingerie para usar durante a gravidez

Dama de Copas 4

Na Dama de Copas existem acessórios que complementam o uso de soutien e podem ser usados em situações específicas. Muitas mulheres acabam por sentir pressão extra nos ombros e uma boa solução são os protectores de ombros. Este acessório pode aplicar-se em qualquer soutien e consiste numa pequena almofada em silicone, que evita a pressão das alças.

Um extensor de soutien é outro acessório que pode ajudar nos casos em que o soutien começa a ficar apertado, pois permite alargá-lo na zona das costas.

A sensibilidade nos mamilos também é comum e para evitar que estes se notem podem ser usados tapa-mamilos, feitos em silicone, laváveis e muito discretos. De qualquer forma, o melhor é rever o tamanho e os modelos quando notar alguma alteração significativa no peito e no peso.

Serviço de consultoria de lingerie para grávidas na Dama de Copas

Uma primeira consulta na Dama de Copas é fundamental, de modo a analisar e perceber quais as melhores soluções para cada mulher. Este diagnóstico individual permite avaliar o tipo de peito (firme, descaído ou flácido, por exemplo). Sempre que surgirem alterações no peito, o tamanho deve ser revisto e recorrer a uma nova consulta de Bra Fitting (o atendimento é feito na loja por ordem de chegada). De qualquer forma, é criado um registo de cliente depois do aconselhamento. Para quem não tem possibilidade de se deslocar, existe o serviço Follow Up Fitting, que permite enviar qualquer modelo experimentado para casa da cliente e sem custos adicionais.

Horário das lojas: De 2ª a sábado, das 10h às 20h, e aos domingos, das 11h às 19h.

Website: www.damadecopas.pt

Facebook: https://www.facebook.com/damadecopas.pt

Rita Carvalho, Consultora de Comunicação e Imagem

In Styleland – Image and Communication Consulting

 Blogue: www.instyleland.com