Espaço Família | Como Cresceram

Medicina Alternativa

21 de Abril de 2013

A importância do equilíbrio familiar

Agora com a chegada do B. ando com receio que a M. não lide bem com a vinda do novo irmão. Quero muito que esta adaptação seja feita com  tranquilidade e que acima de tudo a M. esteja bem e feliz!

Na constituição familiar é preciso existir um nível mínimo de bem-estar, para que cada membro e toda a Família encontrem satisfação e harmonia. Em particular, os pais precisam de encontrar forma de gerir as várias actividades e ocupações do quotidiano, os grandes e os pequenos acontecimentos do dia-a-dia e, ainda assim, encontrar o equilíbrio que lhes permita acompanhar os filhos nas suas diferentes necessidades e fases de crescimento, dando-lhes todo o apoio e atenção que eles merecem, e ainda aplicar uma gestão interior adequada das suas próprias emoções.

Numa Família que aguarda pela chegada de um bebé, mesmo que já existam outros filhos, é o momento ideal para reflectir sobre a oportunidade de criar novas condições bio-psico-afectivas para receber este novo membro, pois, devido à complexidade da adaptação a uma nova e importante fase da vida do casal, com repercussões ao nível individual, ao nível da relação conjugal e da família, é muito importante assegurar que todos os membros da família reúnem as melhores condições para uma vivência harmoniosa e equilibrada, e possam, com o menor esforço possível, adaptar-se a novos hábitos, necessidades e rotinas, que derivam da chegada do bebé.

Existem vários meios, métodos e formas de manter o equilíbrio individual. Aqui, vamos falar dos Chacras. A palavra chacra vem do sânscrito e significa “roda”, “disco”, “centro” ou “plexo”. Chacras são canais dentro do corpo humano por onde circula a energia vital que nutre os órgãos e os sistemas biológicos. São sete os principais chacras e cada um está em relacionado com certas funções físicas, mentais, vitais ou espirituais. Num corpo saudável, todos esses vórtices de energia se encontram equilibrados, pelo que manter o equilíbrio da energia que flui no corpo é fundamental como auxiliar na manutenção da harmonia pessoal e familiar.

Maria Júlia Nunes
NaveDourada