O nosso 1º Filho

5 de Junho de 2014

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA PRIMEIRA INFÂNCIA

É nos primeiros 18 meses de vida que decorre o período mais importante da aprendizagem. Este potencial de aprendizagem nunca é tão elevado como no momento em que nascemos, diminuindo a partir daí gradualmente. É nesta fase que a criança mais aprende através da exploração e de uma orientação não-estruturada fornecida pelos pais e por quem a rodeia. Consecutivamente aquilo que uma criança aprende nos primeiros 18 meses de vida servirá de alicerce para todo o desenvolvimento educativo no período académico formal.

A capacidade de improvisação musical é tão importante como a capacidade de improvisação linguística, no entanto não é tão valorizada na nossa sociedade, não sendo este um fenómeno recente. No fundo a educação musical é tão importante como a chamada educação básica. Da mesma forma que as crianças em idade pré-escolar constroem os alicerces do seu vocabulário de audição e fala muito antes do percurso escolar, também deverão construir os alicerces do seu vocabulário musical de audição e canto na mesma fase.

Não deixe de estimular a música nos seus filhos. Explore vários estilos de música, vários ritmos, aprenda quais as diferentes reações que cada forma musical provoca no seu filho e utilize este meio de comunicação como uma fonte de inspiração para interagir com as crianças. É divertido, faz bem e relaxa!

Lúcia Bragança Paulino

Psicóloga Clínica Equipa Mindkiddo – área infanto-juvenil da Oficina de Psicologia

logo3