Mães e Pais na 1ª Pessoa

Sofia Ribeiro Fernandes  

Crónicas de Estetoscópio e Biberão

A escola do R. no dia de hoje

A escola do R. foi a primeira de muitas crónicas sobre o sítio e as pessoas- as rainhas mágicas- que  fazem o R. Estar e Ser um príncipe igual a tantos outros…
E, hoje a Mãe do R. que é Pediatra foi à escola falar sobre Ser Médica. Bata branca com perfume a algodão, touca romântica rosa dos meninos com muitos fios, estetoscópio neonatal de fazer sucesso entre os mais pequenos. Falamos sem rei nem roque, como tem de ser com estes meninos de poucos anos… Respondemos a perguntas que nunca o foram e que choviam de entre os dedos magricelas no ar… Ouvimos segredos sussurrados nas filas do meio. Foram as picas, o tirar sangue, o doer a garganta, o ir ao hospital, o tomar banho, o ser operado. Saboreamos aquele pedaço de tempo em que o R. bateu palmas numa demonstração ingénua de Rodrigo… Falamos do helicóptero e perguntaram se era igual à tropa, ao que respondi que sim…vá, tropa de pijama branco e estetoscópio ao pescoço. E, ouviram-se os corações acelerados… um a um, num silêncio mudo instalado na biblioteca. Adorei tê-lo feito, falar sobre ser Médica mas sobretudo ouvir o R. apresentar a Mãe aos ilustres ouvintes do metro quadrado ao lado.
Ficaram as palavras em tom minúsculo, os toques na minha barriga saliente de quase todas as meninas da sala e um bolo de cenoura sem glúten que desmaiou em 5 minutos… Obrigada às rainhas mágicas do R., dos Rs e dos outros meninos…
Mais uma vez deixo a receita para uma escola de sucesso.
Para os interessados deixo a receita da poção mágica. Rebuliço de cabeças saltitantes
Ingredientes escritos no quadro de lousa: 500 g de amor, 350 g de sabedoria (dos livros), 350 g de sabedoria (da vida), 100 g de devoção, 100 g de dedicação, 50 g de amizade, uma pitada de olhares reprovadores e uma ou outra palmada na mão (às vezes, é preciso).
Técnica: Derrama-se um a um cada ingrediente num pote envelhecido e vai-se dissolvendo com um pau de giz numa dança circular. Aquece-se em lume brando com um sopro de alegria…
Autoria da poção mágica: Prof. Luisa, Prof. Manuela e todas as Professoras e Auxiliares de Acção Educativa cujo nome não sei
1
Mãe que vai falar de ser médica
2
Apavorada… prefiro dar aulas na faculdade
3
Pós-Mãe e um bolo de cenoura