Espaço Família | Somos um Casal

Medicina Alternativa

20 de Abril de 2013

A astrologia e a criança no seio da família

Hoje depois da consulta com a Dr. Carla fomos passear para o Chiado. Encontramos a R. que está com um barrigão… O D. está quase a nascer! Disse-nos que anda a ler muitas coisas sobre astrologia e que tem muita curiosidade em conhecer melhor o D., conhecer as suas características e necessidades, para ter um bom equilíbrio familiar. Fiquei a pensar no que nos disse e fui pesquisar…

A Astrologia é uma linguagem simbólica baseada no estudo e na análise da posição dos planetas e suas correlações (aspectos), no momento do nascimento de uma pessoa. Dessa análise obtém-se uma leitura que constitui uma importante ferramenta e via de diagnóstico de auto-descoberta e auto-conhecimento, para ampliação da consciência física, mental, emocional e espiritual.

A leitura do mapa natal (carta astrológica) de uma pessoa, revela o seu padrão energético, assim como a base psicológica da sua natureza, proporcionando um conhecimento dos seus potenciais de desenvolvimento, afirmação e realização, e dos desafios/tensões esperados e presentes nas diferentes áreas da sua vida, revelando também tendências sociais, de realização profissional, relacional e familiar.

Quando se trata das relações no seio de uma família, a ferramenta Astrologia é um grande auxílio, pois permite, através das diferentes áreas de informação que proporciona, perceber e enquadrar os significados e as dinâmicas que existem em cada membro da família, e em relação à família como um Todo.
O entendimento sobre o padrão no qual assenta o relacionamento mãe/filho e pai/filho, assim como o conhecimento sobre o papel que mãe/pai/filho representam entre si, as suas afinidades e diferenças, obtidos da leitura dos mapas de cada um, é uma mais-valia fundamental e muito importante, que contribui decisivamente para o equilíbrio e a harmonia das tendências da família, enquanto grupo social, mas também porque proporciona a cada membro da família, individualmente, um maior bem-estar e auto-compreensão sobre a sua natureza, as suas características e oportunidades de desenvolvimento, podendo assim ter no dia-a-dia atitudes de mais e maior optimismo e colaboração.

No seio de uma família com filhos ou que aguarda a chegada de um filho, é muito importante conhecer a natureza dessa criança, para que os pais lhe possam facultar e dar acompanhamento adequado às suas necessidades.
Temos constatado que frequentemente as maiores dificuldades na relação e no equilíbrio familiar com os filhos, surgem devido ao facto de não estar presente nos pais um conhecimento aprofundado sobre a natureza dos seus filhos, nomeadamente  em relação à melhor forma de expressão da sua racionalidade aliada à necessidade da experiência intuitiva da criança.

Neste caso, o risco é o de se pretender encaminhar os filhos em direcções que podem ser totalmente contrárias ao que lhes é adequado, e portanto, a resistência por parte das crianças pode transformar-se em conflito aberto e gerar desequilíbrios afectivos e emocionais, que penalizam toda a família. Mas, surgindo como fonte de compreensão da natureza das relações entre pais/filhos, a Astrologia é uma preciosa ferramenta, devendo ser usada como meio de esclarecimento ao diagnóstico das energias presentes na criança.
Maria Júlia Nunes
NaveDourada