Mães e Pais na 1ª Pessoa

Inês Simões 

Eu, Mãe

6 FORMAS DE ENTRETER OS MIÚDOS QUANDO QUEREMOS FAZER O JANTAR

Já todas passamos por este cenário: chegamos finalmente a casa, é tarde e é preciso começar a fazer o jantar A.S.A.P., caso contrário, mais tarde se vai tornar. Precisa de se refugiar entre tachos e não quer sentar os miúdos outra vez em frente à televisão? E se há dias em que os miúdos se entretêm muito bem uns com os outros ou a brincar no quarto enquanto adianta o jantar, há outros em que é preciso um plano B. Aqui têm vários!

kids-coloring-2

Tenha sempre numa gaveta da cozinha uma caixa de lápis de pintar e uma série de desenhos prontos para colorir, que até podem ser alusivos à alimentação e à cozinha. Basta imprimir algumas dezenas de desenhos a partir de sites como este ou este e assim juntar o útil ao agradável: enquanto os miúdos pintam na mesa ou no chão da cozinha e as mães cozinham, as conversas deliciosas vão certamente girar em torno dos alimentos!

vidros

 

Se colorir desenhos já é uma atividade muito batida lá por casa, que tal levá-la a outro nível, com marcadores para pintar os vidros? Para além de ser algo que parece proibido, as crianças vão adorar dar largas à sua imaginação, pintando os vidros das janelas ou portas de correr da cozinha com marcadores próprios para o efeito. Depois, na hora de jantar, vão poder admirar e discutir estas verdadeiras obras de arte… e no final é só passar um pano com água.

lavar

Os miúdos adoram água e estão sempre ansiosos pelo dia em que vão poder lavar a loiça, não é verdade? Faça-lhes a vontade na hora de os entreter na cozinha: dê-lhes um avental e um banco para poderem chegar, enchem uma pia com água e sabão e outra com água limpa e deixe-os lavar os seus próprios brinquedos, deixando-os depois a escorrer. No final de contas, junta-se o útil ao agradável!

comida

Reserve uma gaveta ou armário na cozinha para os tachos, panelas e comida de brincar – assim, para além de se manter uma novidade em termos de brinquedos que não veem todos os dias, os miúdos vão adorar cozinhar lado-a-lado com a mãe, dando-lhe a provar a sua sopa ou preparando uma deliciosa sobremesa que podem sempre “servir” no fim do jantar!

banho

Deve haver poucas crianças que digam não a um divertido banho de espuma, com direito a brinquedos de água que só aparecem de vez em quando. A verdade é que preparar um banho de espuma dá um pouco de trabalho, mas se ganhar 30 ou 40 minutos sossegada para adiantar ou até mesmo fazer o jantar, vai valer a pena não acha? Não se esqueça de puxar a cortina para trás e para fora da banheira, e de retirar o tapete para o corredor, tornando assim mais fácil a hora de limpar a água que vai certamente acabar no chão. Se os miúdos já não estiverem entusiasmados com os velhos brinquedos do banho, dê-lhes alguns tupperwares e talheres de plástico ou vá guardando boiões de cremes, iogurtes líquidos ou outros recipientes que eles vão adorar ter na banheira. Os marcadores para banho, ideais para escrever e pintar nos azulejos, são outra boa alternativa.

ajudante

Os miúdos adoram sentirem-se importantes e responsáveis, por isso, na hora de preparar o jantar, dê-lhes o respeitado cargo de ajudante da mãe do seu coração: podem pôr a mesa, encher a máquina da loiça ou da roupa, varrer o chão da cozinha, fazer a separação da reciclagem, mudar a água da taça do cão ou gato… onde todos ajudam nada custa! Perfeito para entreter miúdos mais velhos… e não só!

Blog | Eu, mãe