Mães e Pais na 1ª Pessoa

Catarina Beato 

Dias de uma Princesa

5 jogos para fazer com os seus filhos na praia

No verão, as atividades outdoor ganham um sentido mais prazeroso!

Repleta de estímulos naturais para o desenvolvimento motor, cognitivo e sensorial, a praia revê-se num cenário ideal para desfrutar de momentos saudáveis com a sua família. As crianças tornam este panorama ainda mais alegre com a sua energia e vivacidade.

Atendendo à necessidade de promover experiências enriquecedoras para o desenvolvimento das crianças, sugerimos algumas atividades que podem ser feitas na praia:

O Rei manda pôr protetor – Se ainda não colocou protetor solar, aproveite para fazê-lo de forma criativa. Coloque protetor nas mãos das crianças e jogue ao “Rei Manda”: O Rei manda saltar e pôr creme na cara; manda abrir e fechar as pernas e pôr creme nos braços…

Pirâmides Humanas – Aproveite a areia para arriscar mais um pouco! Reproduza elementos simples de ginástica acrobática, recorrendo a posições de força, equilíbrio e flexibilidade. Esta atividade pode ser feita a pares, trios, quadras… depende do número de adultos e de crianças envolvidas.

Jogos com bola – As brincadeiras com bolas são ideais para a praia. Podemos utilizar as mãos, os pés, raquetes, luvas aderentes, alvos, bolhas de sabão… Um vasto conjunto de opções. Relativamente à bola poderemos variar no seu tamanho, peso, textura, cor, etc. O que interessa é que todos corram e se divirtam o mais possível. Tente motivar o jogo em equipa e a cooperação entre pares.

Circuitos – Utilize o material e brinquedos de praia para construir pequenos circuitos com obstáculos (toalhas, baldes, bolas, entre outros). Defina o caminho a percorrer limitando o mesmo com os diversos objetos.  Explore os vários deslocamentos possíveis: gatinhar, joelhos, correr, saltar, quatro apoios…

Caça ao Tesouro – Passeie pela praia numa corrida leve a moderada. Aproveite para desfrutar da briza do mar e da paisagem ao mesmo tempo que brinca com as crianças. Durante a corrida, peça às crianças para encontrem conchas e pedras de determinadas cores e tamanhos. No final da corrida, construam um castelo de areia e decorem-no com os tesouros encontrados.

Fomente uma vida ativa e saudável junto daqueles que mais gosta!

unnamed

 

Blog | Dias de uma Princesa