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Cuidados a ter no Pré-Parto

7 de Novembro de 2014

5 dicas para proteger a zona lombar na gravidez

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Esta é a região das costas que mais sofre durante a gestação. Veja as dicas da fisioterapeuta Talmai Fernandes, grávida de nove semanas, para dar a volta aos possíveis desconfortos:

1- Na hora de dormir, deite-se de lado e coloque uma almofada entre as pernas para aliviar a pressão nas costas.

2- Não deve carregar peso, mas se precisar pegar no seu filho mais velho ao colo, por exemplo, agache-se primeiro, traga-o para junto do corpo e, em seguida, erga-o lentamente usando a força da perna.

3- Quando estiver de pé, mantenha as pernas um pouco afastadas e os joelhos levemente dobrados. Isso diminui a curvatura da lombar.

4- Ficar sentada força mais a coluna do que ficar em pé. Então, sente-se sempre em cima dos ísquios, os ossos pontiagudos que ficam embaixo do rabo.

5- Um bom exercício, que melhora instantaneamente a dor, é a contração do músculo transverso, que está à volta da zona lombar e do abdómen. Localize os ossos do seu quadril e escorregue um dedo em direção ao centro da barriga. Para encontrar esse músculo, tussa. Contraia o músculo como se estivesse a segurar o xixi. Faça esse movimento 15 vezes. Depois, repita essa série mais duas vezes.

Fonte | Revista Crescer