Espaço Família | O nosso 1º Filho

Opinião

6 de Novembro de 2014

5 comportamentos básicos para ser um pai melhor

Os filhos são lindos presentes dos céus. Aproveite esta bênção e dê o melhor de si.

5_comportamentos_para_ser_um_pai_melhor

A vida do homem normalmente é bem atribulada, muitas vezes cabe a ele providenciar o sustento do lar ou pelo menos a maior parte dele. Além disso, é preciso se manter atualizado no mercado de trabalho e para isso alguns cursos e horas de estudo são indispensáveis.Porém, quando este homem se torna pai é preciso rever as prioridades. É claro que o trabalho e os estudos ainda são parte importante, talvez até mais importante quando a família aumenta, mas dedicar um tempo para ser realmente “pai” é ainda mais importante e fará muita diferença na vida de seus filhos.Alguns comportamentos precisam ser adquiridos para se tornar um bom pai e influenciar positivamente na vida dos filhos.

1. Participação

Não importa se seu filho é menino ou menina, a influência do pai é importante para os dois. Portanto, um bom pai consegue tempo para estar com seus filhos e participar de suas vidas. Aquele velho jargão de que qualidade vale mais que quantidade é realmente válido. Dividindo o tempo, dando real valor às coisas mais importantes você conseguirá participar das atividades de seus filhos. Estará presente nas atividades da escola e poderá até mesmo ser o homenageado do gol que ele ou ela fará nos jogos escolares.

2. Atenção

A tecnologia pode ajudar muito nos dias atuais, mas também pode tomar tempo demais dos pais e as crianças são as principais prejudicadas. Um bom pai consegue dar atenção para seus filhos por menor que sejam os assuntos que eles lhe requisitarem. Os filhos são mais importantes que os programas de televisão ou que as mensagens que chegam no celular. Eles crescem, e se não tiverem sua atenção neste momento darão atenção a outros no futuro. Preste total atenção no que eles têm a dizer, em suas dúvidas ou brincadeiras, crie elos de confiança com cada um deles. Isso é uma grande virtude.

3. Amor

Aquela antiga história de que um homem não dá carinho a outros é uma verdadeira bobagem. Demonstre carinho a seus filhos não importa a idade deles. Abracem-se, beijem-se, estejam juntos. Com uma dose de amor todos os dias eles se tornarão mais seguros e autoconfiantes para fazer boas escolhas.

4. Paciência

Quem não tem aqueles dias em que dá vontade de deitar e começar o dia novamente? Mas mesmo naqueles dias é preciso demonstrar paciência para com os filhos. Eles estão a todo tempo nos observando. Tenha paciência com eles, exerça o autocontrole. Responda tranquilamente seus questionamentos, suas dúvidas, quantas vezes forem necessárias. Lembre-se você já foi criança e já passou por isso. As crianças se aproximam mais dos pais que são pacientes com eles.

5. Diversão juntos
Que delícia para os filhos passar momentos de alegria e descontração junto de seus pais. Eles esperam ansiosamente pelos dias em que seus pais poderão estar ao lado deles brincando. Então, aproveite para retornar um pouquinho à infância e brinque com seus fihos sempre que puder. Eles guardarão estes momentos para sempre e com certeza farão o mesmo com seus próprios filhos, pois saberão a grande alegria que é ter a companhia do pai em momentos de diversão.

Fonte | Família