Mães e Pais na 1ª Pessoa

Inês Simões 

Eu, Mãe

4 MINI REVOLUÇÕES PARA UM REGRESSO ÀS ROTINAS TRANQUILO

Para muitos, o mês de Setembro será sempre uma espécie de Janeiro… para as mães, isso é um dado adquirido. Setembro é sinónimo de miúdos a crescer, material escolar que cheira a fresco, guarda-roupa renovado e rotinas reorganizadas – estas últimas são fundamentais para assegurar que, de segunda a sexta-feira, tudo corra sem stress, para mães e filhos. E a melhor forma de o assegurar, é plantar com estaca nas nossas semanas familiares estas quatro pequenas revoluções, que muitas de nós já reconhecemos mas adiamos eternamente:

1 . Plano de Refeições

Quem nunca chegou ao fim da tarde, presa no trânsito a caminho de ir buscar os miúdos, antes de passar no supermercado, sem saber o que vai fazer para o jantar… que levante a mão! Um momento incontornável de cada dia, as refeições familiares dão muito trabalho – antes, durante e depois… e talvez seja por isso que adiamos a sua decisão o máximo possível. Mas, para tornar o regresso às aulas e à rotina do dia-a-dia mais simples, há uma dica imprescindível: criar o hábito de planear as refeições para a semana toda. Pode parecer precipitado fazer isto mas, se durante o fim de semana, pegar num caderno e delinear todos os jantares da semana, anexando cópias de receitas ou anotando a página do respetivo livro de receitas, a nossa vida será efetivamente facilitada.

bec2f3ad35d8b6e26392145a51f2ab97.jpg

Depois, é só assegurar que tem todos os ingredientes no frigorífico e despensa para fazer essas receitas (a ida ao supermercado no fim de semana também deve prever estas compras)… ou então, fazer o inverso: ver o que há para gastar no congelador e na despensa e elaborar o menu da semana tendo em conta tudo isso. Para facilitar, pode ainda decidir que à sexta-feira é noite de pizza (caseira ou encomendada!) ou à quarta-feira é noite de sopa e tostas mistas para fazer uma pausa a meio da semana. Evita-se o stress que paira sobre as decisões “o que fazer para o jantar” pensadas em cima do joelho, ganha-se na diversificação (há mais tempo para planear o que fazer e evitar as mesmas refeições de sempre) e, claro, chega-se a casa mais cedo, com algumas coisas já orientadas e acaba-se por ganhar tempo em família.

2 . Não deixe para amanhã

As rotinas são ótimas para garantir o fluir dos dias mas, para isso acontecer, as rotinas têm de funcionar… e é precisamente aqui que entra o velho e sábio ditado: “não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”. Para um regresso às aulas e ao trabalho tranquilo, isso significa organizar, na noite anterior, a roupa que se vai vestir no dia seguinte, as lancheiras, preparar o saco do ballet ou a mochila do futebol, assinar papéis para entregar na escola, pôr à mão a receita que tem de aviar na farmácia e o talão para levantar o casaco na lavandaria. Se for necessário, pode criar uma checklist para ter sempre à mão e assegurar que nada fica esquecido. Mais vale perder 15 minutos no final do jantar a pôr tudo em ordem, do que andar a correr de um lado para o outro logo de manhã, stressada e atrasada!

lista_todo.png

3 . Cantinho da Família

E para assegurar essa organização a 100%, nada como um cantinho da família, onde cada elemento tem espaço para colocar as coisas que vai precisar de levar quando sair de casa na manhã seguinte. No hall de entrada, por exemplo, pode haver um cabide identificado com o nome ou a cor preferida de cada um, complementado por um cesto ou uma prateleira. O que interessa é que, na noite anterior, fique tudo pronto no seu respetivo sítio – de manhã, é só pegar e andar! Outra boa ideia e que funciona para muitas famílias, é ter uma espécie de agenda/calendário familiar, de grandes dimensões e num local prático e visível (na cozinha, por exemplo), para que todos possam ter noção do que vai acontecer naquela semana: reuniões muito cedo ou mais tarde do que o habitual, consultas, jogos de futebol, festas de aniversário, passeios escolares, etc. Saber o que vai acontecer de antemão, é meio caminho andado para uma boa gestão familiar.

57d94f5564fa0dc5f7e433fff6b15efe.jpg

 

4 . Boa noite, bons sonhos

E para assegurar que a rotina de uma família corre sobre rodas todos os dias, é imprescindível garantir uma coisa muito importante: o descanso. Mães, pais e filhos descansados são sinónimo de uma família bem-disposta e de bem com a vida, são sinónimo de manhãs tranquilas, menos gritos, menos correrias, noites mais sossegadas. É claro que vão haver dias em que algo fica esquecido, todos chegam atrasados e a hora do jantar é um verdadeiro caos, mas se isso se tornar a exceção em vez da regra, todos saem a ganhar. Bom regresso!

boa_noite.png

Blog | Eu, Mãe