Espaço Família | Vem aí um irmão

Psicologia Clinica

23 de Julho de 2013

4 anos – Comportamento – parte I

A M. está com 4 anos… não lida bem com os “nãos” e brincar pode ser uma odisseia!  Às vezes fico desesperada por não conseguir compreendê-la…li este artigo que me ajudou bastante a entrar na cabeça da pequena M.!

4 anos comportamento i parte

“Não sou mais teu amigo!”

A criança de 4 anos percebe muito melhor o mundo. Está mais atenta ao que se passa à sua volta, quer agradar aos outros e está mais sensível aos sentimentos dos outros. Contudo, nem sempre consegue lidar bem com as suas próprias emoções. Quando fica frustrada ou zangada, pode dizer palavrões, bater, fazer birras ou a resistir a fazer o que lhe pedem. Os pais precisam de guiar a criança de forma positiva para que aprenda a portar-se bem.

Do que preciso?

Os primeiros anos de vida são essenciais para a saúde, desenvolvimento e bem-estar da criança. Os 4 Rs são essenciais: Relação, Rotinas, Regras e Recompensas. Vamos discutir como ensinar a criança a portar-se bem usando os 4 Rs.

Relação – Os pais devem dar atenção à criança quando se porta bem: parem, aproximem-se, observem, escutem e comentem o que a criança está a fazer.

Rotinas – Os pais devem preparar a criança para transições (“Quando terminarmos este puzzle, vamos tomar banho”) e para os desafios (“Vamos ao supermercado, mas não vamos comprar nenhum brinquedo”).

Regras – Os pais devem estabelecer regras claras sobre coisas importantes, como segurança (“Temos de pôr o cinto para andar de carro”), forma de tratar os outros (“Não se bate”).

Recompensas – Os pais devem elogiar e encorajar frequentemente os comportamentos positivos da criança (“Boa! Calçaste os teus sapatos sozinho!”).
Como é ter 4 anos?

A criança percebe melhor o mundo, os outros e a si própria. Aceita melhor os limites, mas nem sempre os consegue respeitar. Também conhece melhor as emoções, mas nem sempre sabe lidar com elas. Em muitas situações, pode ficar zangada ou furiosa. Os pais devem reconhecer que a criança está zangada, mas ensinar-lhe que há truques para mandar a fúria embora – “Sabes o que podemos fazer quando estamos zangados? Experimenta…”
Respirar fundo
Pensar em coisas boas
Conversar sobre o que aconteceu
Fazer um desenho
Correr ou bater com os pés

Ideias para brincar

Brincar ajuda a criança a aprender competências sociais importantes, que contribuem para tornar o seu comportamento mais adequado. A criança aprende a partilhar, esperar a sua vez, cooperar, seguir regras, resolver problemas. Nesta idade, brincar com outras crianças da mesma idade é essencial.

Brincar com amigos
Bolas e espaço livre
Roupas e acessórios para disfarces
Puzzles e jogos de mesa
Lápis, canetas, tintas, cola, tesoura, papel, plasticina para obras de arte
Caça ao tesouro

Uns minutos de brincadeira com os pais todos os dias
Converse com a criança sobre formas de resolver problemas.
Jogos de regras: jogue com a criança (loto, dominó) e gozem o momento. Nao se aborreça se a criança ficar furiosa por perder.
Sem cair no charco: disponha objectos pelo chão. A criança tem de passar de uns para os outros sem tocar com os pés no chão.
Adivinha como me sinto: um faz uma careta e outro adivinha

Drª Olga Reis
Psicóloga clínica
oreivainu.blogspot.pt