Mães e Pais na 1ª Pessoa

Vera Pereira 

As Viagens dos Vs

Dia Nacional da Natalidade.

oie_transparent (4)

Hoje, dia 9 de Setembro, assinala-se o Dia da Natalidade/Dia da grávida e é assim desde 2011. Para quem não sabe, este dia foi criado pela Assembleia da República e, consequentemente, publicado em Diário da República, após uma petição do Barrigas de Amor, em 2009.

 

Com este dia pretende-se um reconhecimento mais sério da importância das mães, das grávidas e das famílias em geral, como fundamentais para o equilíbrio demográfico do nosso país.

Ora tudo isto poderia passar-nos ao lado, se Portugal não fosse um dos países com a população mais envelhecida e onde a renovação das gerações está mais comprometida.

Não sendo um problema exclusivamente português, a verdade é que, em Portugal, a crise económica e social dos últimos anos acentuou alguns fenómenos (baixa natalidade, emigração..) que colocam desafios de curto, médio e de longo prazo à nossa sociedade.

Como tal, e numa altura em que vivemos uma (pré) campanha eleitoral em que devem ser debatidos os temas relacionados com o presente e o futuro dos nossos filhos, é muito importante assinalar este dia e consagrar a importância de políticas públicas que promovam a natalidade de um modo transversal nas nossas vidas.

Do nosso ponto de vista, isto implica também uma reflexão sobre a mentalidade com que a nossa sociedade encara a natalidade e o desenvolvimento familiar, especialmente no que diz respeito ao equilíbrio e à conjugação entre a vida profissional e a familiar: pessoas equilibradas e realizadas familiarmente, com tempo de qualidade para dedicar à família, serão melhores profissionais, mais preenchidos, menos stressados, menos rabugentos e mais produtivos.

Com tudo isto, é de louvar o papel que o Barrigas de Amor tem desenvolvido ao longo destes 9 anos de existência e que tem como missão a formação e a informação para a Parentalidade. Anualmente, são os responsáveis pela organização do maior evento para a grávida e para a família em Portugal, desenvolvendo igualmente vários encontrosgratuitos, onde especialistas abordam temas relacionados com a Família, destinados aos pais, aos futuros pais e aos avós e que têm decorrido um pouco por todo o país.

O site www.barrigasdeamor.pt tem-se mostrado uma importante ferramenta ao serviços das famílias, ao conseguir reunir vários conteúdos de especialista, entre muitas outras informações úteis, tudo à distância de um “clique”.

Assim, hoje o Barrigas de Amor também está de parabéns, a quem desejamos a – boa – continuação do excelente trabalho que têm desenvolvido nesta área.

O blog As viagens dos Vs tem orgulho em fazer parte da família Barrigas de Amor. Estamos juntos pela natalidade!

 

header_viagemvs1