Atualidade

17 de Novembro de 2013

17 de Novembro – Dia Mundial da Prematuridade

bebeprematura

O número de bebés que nascem com muito baixo peso e antes das 32 semanas de gestação está a aumentar. Portugal é um dos poucos países da Europa em que a prematuridade continua a crescer.

Em 2012, nasceram 1078 bebés com menos de 32 semanas de gestação e/ou menos de 1,5 quilogramas. Foram mais 32 do que no ano anterior. Aumentou também a taxa de prematuridade (todos os recém-nascidos com menos de 37 semanas) para os 7,8%(mais 0,4%), o que corresponde a um total de sete mil bebés. No Dia Mundial da Prematuridade, que hoje se assinala, especialistas alertam que Portugal continua a ser dos países europeus com mais bebés prematuros.

A idade cada vez mais tardia das gravidezes, o tabagismo, o recurso a técnicas de procriação medicamente assistida e as melhorias nos cuidados obstétricos são fatores que ajudam a explicar estes partos antes do tempo previsto. “Muitos destes bebés, noutras alturas, teriam morte fetal e agora, graças a melhorias na monitorização da gravidez, conseguem aguentar-se e nascer vivos”, realça Daniel Virella, coordenador da subespecialidade de Neonatologia da Ordem dos Médicos.

Fonte: Jornal de Notícias