Espaço Família | Como Cresceram

Atividades

30 de Março de 2015

10 ideias para fazer em casa com o seu filho

Sprays anti-monstros, máquinas de escrever de cartão, computadores de brincar e hortas. Reunimos uma dezena de brincadeiras que vão ajudá-lo a entreter os miúdos, com a ajuda de Estéfi Machado.

Desligue a televisão, saia do Instagram e do Facebook. Não ceda ao e-mail e deixe de pensar na lista de tarefas do dia seguinte. Vá buscar o lápis, as cartolinas, a tesoura e a fita-cola. O desafio agora é: brincar com os seus filhos.

 

Quem dá as pistas para esta brincadeira de imaginar, criar e divertir-se com as crianças é Estéfi Machado, brasileira que esclarecedoramente se apresenta como sendo “mãe, designer, cenógrafa, mãe, ilustradora, mãe, fotógrafa e mãe”.

Quando nasceu o seu filho Teo, Estéfi optou por trabalhar em casa, numa tentativa de conciliar aquilo que profissionalmente mais gosta de fazer — criar –, e de dar mais atenção ao novo membro da família. À medida que Teo foi crescendo, começou a usar a criatividade típica de quem é formada na área das artes para criar brinquedos, imaginar histórias e dar vida a diferentes personagens — sempre num trabalho de equipa entre mãe e filho. Depois, por achar que estas atividades aumentam a cumplicidade entre pais e filhos, decidiu criar um blogue e partilhá-las.

Estéfi diz que muitas mães a procuram porque dizem ter pouco tempo para passar com os filhos e por quererem que esse tempo, mesmo que curto, seja de qualidade.

Ao Observador, a mãe que é designer e tantas outras coisas, deu conta de 10 ideias divertidas e simples para serem desenvolvidas entre pais e filhos, dos “o aos 100 anos”. A única regra que define para a utilização destas criações é esta: “quando estiver a brincar, esteja de verdade.”

1. Spray anti-monstros

O que é: Este brinquedo pretende ajudar a superar medos: dos monstros, das bruxas, dos fantasmas. Como? Basta borrifar e esperar que os pós mágicos tratem do resto.

Como se faz: Utiliza-se um borrifador, lá dentro coloca-se água e vai-se adicionando purpurina, lantejoulas e estrelinhas. Depois, para ajudar a acalmar a criança, utiliza-se uma essência de lavanda, alfazema ou um pouco de água-de-colónia. Por fim, é necessário decorar o spray mágico com rótulos coloridos.

2. Oficina de papelão

O que é e como se faz: Nesta atividade usam-se caixas de papelão para servir de bancada. Depois, com canudos de papel (ou de plástico, como os dos chupas) furam-se essas caixas para que sirvam de suporte para pendurar as ferramentas.

Materiais necessários: Use os recursos que tiver por casa. A tesoura pode ser desenhada em papel, recortada e, por fim, presa com um colchete de bailarina para abrir e fechar. O serrote e o martelo são feitos com madeira, depois de serem desenhados e recortados à medida. O circuito de copos faz-se com copos e rolos de papel, e os tubos de ensaio são recipientes que sobram de produtos da cozinha. Depois é só utilizar outros materiais que tenha por casa e que possam continuar a fazer crescer a oficina.

3. Computador portátil

Dissemos-lhe para esquecer as tecnologias por instantes. Na verdade, essas mesmas tecnologias fazem parte do “mundo dos crescidos” e, por isso, da imaginação dos mais pequenos que querem fazer o que a mãe e o pai fazem. Estéfi diz que este brinquedo é ideal “para o seu mini-geekpoder rechear o ecrã de conteúdos que só ele tem acesso, usando giz e muita imaginação!”. Veja como nestas imagens.

4. Aparelhagem

Como se faz: Para que o seu filho ande entretido a dar música lá por casa, comece por arranjar uma caixa de cartão. Com cola quente, una todos os lados da caixa. Faça uma alça de suporte do rádio com duas tiras rijas coladas. Depois, contorne um espaço para o seu smartphone e recorte pelas marcas. Para terminar, basta fazer o botão de volume com uma tampa de plástico colada no topo e uma antena com uma palhinha. Com uma caneta preta pode desenhar os restantes pormenores.

5. Mini-horta em casa

Como se faz: Copos de papel e talheres de madeira descartáveis é tudo o que precisa para criar uma horta. Para isso, primeiro utilize fita-cola para delimitar uma zona do garfo onde possa escrever, depois passe tinta de lousa. Encha os copos com terra e as respetivas sementes. Para identificar cada cultura, escreva com giz, nos garfos, o respetivo nome.

6. Máquina de escrever

É uma prática antiga e que provavelmente os seus filhos não conhecem. Porém, dá-la a conhecer desta forma vai fazer com que a técnica facilmente permaneça na memória dos mais pequenos.

Material necessário: cartão, rolo da massa, elástico, dois percevejos, cola quente, tesoura e régua ou esquadro. Depois de reunir o material indicado, veja as imagens para a construir.

7. Máquina de lavar a roupa

Lavar roupa nunca foi tão fácil. Para que a tarefa seja transmitida aos mais pequenos, é necessário um caixote de cartão, um lápis, um marcador preto, um CD, um pouco de plástico transparente e cola branca. Curioso para saber como se trata da roupa suja nesta lavandaria imaginária? Espreite as fotografias.

8. Máquina fotográfica

Com esta brincadeira vai ter de treinar poses e deixar fluir uns quantos sorrisos. O seu filho vai precisar de um modelo à altura para dar uso à sua nova máquina fotográfica de cartão.

Como fazer: Com um lápis e um copo de papel igual ao das festas de crianças, comece por marcar num cartão uma circunferência e corte-o pelas marcas. O copo vai ser aproveitado para a lente, basta que abra a caixa e o encaixe. Fazendo um furo com a ponta da tesoura é possível colocar uma palhinha no buraco que será o botão dos cliques. Falta o flash, claro: outra palhinha e círculos de papel coloridos. O toque final: para que a máquina não caia, coloque fitas que sirvam de alças.

9. Roda Gigante

Material necessário: Para dar uma volta nesta roda gigante é preciso cartão, um prato, um x-acto, um colchete de bailarina, formas decupcakes ou copos de café, alfinetes, cola quente e guaches. Mostramos-lhe todos os passos para a construção do primeiro elemento do parque de diversões lá de casa nas imagens seguintes.

Material necessário: Para que o seu filho fique entretido a imaginar enredos e a treinar falas para apresentações de teatro de família vai precisar de: uma caixa de papelão, uma folha de seda, papel preto, fita-cola, cola quente, paus de espetada ou de sushi, tesoura, x-acto, marcador preto e um lápis. Os passos seguintes estão aqui:

 

 Fonte: Observador